Home Notícias Equoterapia de Itanhaém proporciona aos participantes uma melhor qualidade de vida

Equoterapia de Itanhaém proporciona aos participantes uma melhor qualidade de vida

307
0
SHARE

Atenção somada ao carinho resulta em emocionantes histórias de superação dentro de um projeto que há dois anos vem beneficiando famílias com crianças especiais. A Equoterapia de Itanhaém proporciona aos participantes uma melhor qualidade de vida, melhoria física e psicológica. O desenvolvimento conquistado é percebido e comemorado por todos que fazem parte do dia a dia dessas crianças.

Na última quinta-feira (15), a segunda turma do projeto participou da confraternização e encerramento de 2016. “Minha neta adora participar da equoterapia. Além de ser consideravelmente benéfico para a saúde dela, vir ‘cuidar dos cavalinhos’, como ela mesma diz, a deixa muito animada. Senti uma diferença enorme em toda a parte física da Beatriz: está falando melhor, melhorando a mobilidade e a postura dela está mais correta. Isso me emociona demais”, comenta dona Nadir de Matos, de 70 anos. “Amo ver os cavalinhos, cuidar dos cabelos deles e me exercitar junto com o Caramelo”, conta Beatriz Kimie, 15 anos.

Ao todo, 38 crianças participaram da equipe de 2016, onde seis profissionais divididas em duas fisioterapeutas, uma fonoaudióloga, duas psicólogas e uma educadora física trabalharam durante todo o ano para que cada um dos pacientes saísse do tratamento com uma melhora de vida significativa. “Trabalhamos sem cessar o ano todo, para que no fim do ano, os pais venham até nós com palavras boas. Estamos realmente gratos. A sensação de participar disso tudo é indescritível”, explica a fonoaudióloga Tathiana Sapiensa, de 30 anos.

As experiências adquiridas com a primeira turma contribuíram para a evolução da equipe de profissionais que trabalham na equoterapia. “Ficamos muito maravilhados com a primeira equipe, afinal era tudo muito novo. Já nessa segunda turma estamos com muito mais experiência”, comenta a coordenadora, educadora física e idealizadora do projeto, Camila Zanotto.

O projeto é uma parceria de três secretarias: Saúde; Educação, Cultura e Esportes; e Assistência e Desenvolvimento Social. “A Secretaria de Saúde é só uma pequena parte desse enorme projeto. Contribuímos com os profissionais da área e alguns suportes médicos necessários. Eu acho incrível todo o projeto, toda a logística por trás dele, mas ver o nítido contentamento das famílias aqui presentes é o mais gratificante”, comenta o secretário de Saúde, Marcelo Gonçalves Jesus.

O local de treinamento dessas crianças é a Hípica Itanhaém, localizada na Avenida Conceição de Itanhaém, s/n°, no Jardim Coronel. Qualquer pessoa acima de 3 anos pode ser inscrita no programa, que é gratuito. As inscrições para o ano de 2017 já foram encerradas.

BENEFÍCIOS – A Equoterapia proporciona a essas crianças cinco benefícios essenciais durante todo o tratamento. Movimento tridimensional do dorso do animal, que ajuda a fornecer a criança imagens cerebrais sequenciais importantes para aprender a andar. Movimento rítmico-balançante fortalece a musculatura e a coordenação. Imponência e altura do cavalo, a coragem, a autoconfiança e a concentração da criança são desenvolvidas. A docilidade e contato com o cavalo traz para a criança a capacidade de se envolver socialmente, de ter calma e tranquilidade. Freud, famoso filósofo austríaco, recomendava o cavalo em casos de histeria e insônia: “Agitação que mais se assemelha ao movimento do útero materno”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de Itanhaem

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY