Home Notícias Cerca de 1 milhão de veículos estarão descendo rumo ao litoral

Cerca de 1 milhão de veículos estarão descendo rumo ao litoral

469
0
SHARE

Segundo a Ecovias cerca de 1,1 milhão de veículos trafegarão pelo Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) rumo a Baixada Santista, entre quarta-feira (21) e 1º de janeiro de 2017.

A concessionária iniciou ontem a Operação Verão, período conhecido por ser o mais movimentado no Sistema Anchieta-Imigrantes, e que se estenderá até 5 de fevereiro de 2017, de acordo com a definição da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).  A previsão da Ecovias é de que até 3,7 milhões de veículos passem pelo Sistema.

Para o Natal, a previsão da Ecovias é de que entre 350 mil e 440 mil veículos utilizem o SAI em direção à Baixada Santista entre os dias 21 e 26 de dezembro. No entanto, o maior movimento é esperado para depois das festividades, a partir do dia 26. Por isso, a partir dessa data, a concessionária começa a implantar a Operação Descida, na qual sete faixas funcionam na direção do litoral e três no sentido São Paulo. Nesta operação, a pista norte da Anchieta, que normalmente opera rumo a São Paulo, é invertida e usada para descida.

Ano Novo

Para o Ano Novo, a expectativa é de que entre 480 e 700 mil veículos trafeguem pelas rodovias do sistema. Para atender esta demanda, o SAI vai operar até o dia 31 de dezembro, na maior parte do tempo, em Operação Descida. Nos dias 27 e 28, o esquema será implantado das 8h às 21h e das 8h às 22h, respectivamente. A partir 7h do dia 29, a Operação Descida voltará a vigorar e só será desmontada às 22h do dia 31.

A Ecovias estima que o movimento de retorno para o planalto aumente já primeiro dia do ano, por isso a Operação Subida será montada no dia 1º e 2 de janeiro, e nos dois dias ficará em vigor das 0h às 24h.

Padre Manoel

Para a Operação Verão desta temporada, o sistema Anchieta-Imigrantes contará com a conclusão de um conjunto de obras realizadas na rodovia Padre Manoel da Nóbrega. Os trabalhos incluem implantação de terceira faixa, do km 274 ao km 292 (municípios de Praia Grande, São Vicente e Cubatão), ampliação da praça de pedágio localizada no km 279, sentido São Vicente, e a conclusão de um viaduto de retorno no km 277, com mil metros de extensão e duas alças de acesso, que atenderá os motoristas que seguem em direção à Peruíbe e precisam voltar a São Paulo.

Segundo a concessionária, o conjunto de obras, que será entregue até o fim deste, aumentará em 50% a capacidade de tráfego na região.

Confira os esquemas do SAI para Natal e Ano Novo:

Fonte: Diário do Litoral

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY