Home Notícias Prefeito de Iguape é afastado após relatório apontar fraude de contratação

Prefeito de Iguape é afastado após relatório apontar fraude de contratação

324
0
SHARE

A Câmara dos Vereadores de Iguape, na região do Vale do Ribeira votou na noite desta quinta-feira (14) por afastar o prefeito da cidade, Joaquim Antonio Coutinho Ribeiro (Tony). Um relatório da comissão de investigação apurou que houve fraude em um contrato feito pela administração.

A decisão foi tomada durante a sessão por unanimidade dos nove vereadores da cidade. Na última quarta-feira (13), o prefeito havia entrado com um mandado de segurança para suspender a sessão e anular as investigações. O Ministério Público do Estado de São Paulo e o juíz de direito da cidade indeferiram o pedido.

O relatório foi concluído e apresentado na noite de quinta-feira, e apurou que houve fraude na contratação de uma empresa para a limpeza do município, implicando ainda em enriquecimento ilícito. Também foram feitas outras acusações contra Tony Ribeiro.

Tony Ribeiro já havia sido afastado do cargo em outubro de 2015 em uma ação cautelar feita pelo Ministério Público. Segundo informações apuradas pelo G1 na época, o pedido foi feito para apurar possíveis irregularidades na contratação da empresa Reivax Comércio e Prestação de Serviços, que fazia serviços de limpeza na cidade.

Houve pedidos de quebra de sigilo bancário e fiscal para apurar possíveis favorecimentos em contratos emergenciais, prorrogações ilegais e procedimento licitatório. O prefeito voltou ao cargo em 30 de março deste ano, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Futuro da cidade
O presidente da Câmara Municipal, Elias Teixeira de Aguiar, deve assumir a prefeitura, tomando posse nesta sexta-feira (15). Isso acontece já que a vice-prefeita, Lumi Cabral, renunciou ao cargo no dia 1º de junho deste ano. Na época, Lumi justificou sua decisão dizendo não concordar com os problemas internos da prefeitura e não achar correto receber salário sem trabalhar.

Fonte: G1

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY