Home Notícias Elefante-marinho é flagrado em ‘pausa’ para descanso em Ilha Comprida

Elefante-marinho é flagrado em ‘pausa’ para descanso em Ilha Comprida

456
0
SHARE

Uma fêmea de elefante-marinho foi avistada no último fim de semana em Ilha Comprida, no litoral de São Paulo, por biólogos que fazem o monitoramento de praias na região do Vale do Ribeira.

Segundo biólogos e veterinários do Instituto de Pesquisas Cananéia (IPec), o animal tem 3 metros de comprimento e não aparentava problemas de saúde. Os especialistas disseram que é normal a chegada de diversas espécies nas praias brasileiras durante a temporada de inverno.

No caso da fêmea de elefante marinho da espécie Miroung leonina, os biólogos acreditam que ela tenha parado na região para descansar. Por conta disso, os pesquisadores recomendam que os banhistas não se aproximem dos animais ou tentem devolvê-los ao mar.

Em casos de encalhe de animais, a equipe do IPeC está de prontidão todos os dias da semana e os telefones de contato são o 0800.642.3341 ou (13) 3851.1779.

Identificação
Para identificar o animal a equipe verficiou características físicas, como pêlos, coloração, tamanho dos olhos e focinho afinado. Os pesquisadores explicaram que os machos dos Elefantes-marinhos possuem uma espécie de tromba (probócide). As fêmeas não possuem essa probócide e têm o “rostro” mais afinado e olhos grandes.

“Por estarem dentro da família das focas, os elefantes-marinhos são as maiores focas. Por causa das nadadeiras peitorais pequenas, eles não andam apoiados nelas. Eles fazem movimentos ondulatórios na areia, como é possível observar no vídeo. Já a família dos Leões e Lobos marinhos possuem nadadeiras peitorais grandes e possuem movimentos quadrúpedes enquanto estão em terra”, detalha.

 

Fonte: G1

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY