Home Notícias Meninas de 9 a 13 anos podem se vacinar contra o HPV...

Meninas de 9 a 13 anos podem se vacinar contra o HPV na Baixada Santista

657
0
SHARE

Meninas de 9 a 13 anos têm à disposição em todos os postos de saúde da Baixada Santista doses da vacina contra o HPV, vírus que pode resultar no câncer de colo de útero. A imunização está disponível na rede pública durante o ano inteiro, porque faz parte do calendário de imunizações. No entanto, em razão da baixa adesão à imunização, o Ministério da Saúde decidiu dar início a uma campanha de mobilização neste domingo (3), com a publicação de peças publicitárias em televisão, rádio e jornais.

Neste ano, a novidade é que a imunização será aplicada somente em duas doses, sendo que a segunda deve ser tomada seis meses após a primeira. Até o  ano passado, eram necessárias três aplicações da vacina.

O Governo Federal mudou o protocolo porque entendeu, baseado em levantamentos técnicos, que a terceira dose, conhecida popularmente como reforço, não seria necessária.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que, em 2016, haja 16 mil novos  casos de câncer de colo de útero, o terceiro mais comum e a quarta causa de morte mais comum entre as mulheres.

Confira a relação dos postos de vacinação na região:

Itanhaém

A cidade terá campanha específica entre 30 de abril e 20 de maio, das 8 h às 16 horas. O primeiro dia da ação será voltado para o”Dia D” da campanha. A meta é vacinar 80% do público alvo, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim).  E após o “Dia D”, a substância será disponibilizada de segunda à sexta nas unidades. Os locais funcionam das 7 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

USF LOTY
Rua Alameda Guaraçai, s/n, Campos Elíseos

USF SUARÃO
Avenida Padre Teodoro Ratisbone, Nº 921, Suarão

USF SAVOY 
Rua Jaime Lino dos Santos, Nº 290, Savoy

USF OÁSIS
Rua Estanislau Gerônimo, Nº 418, Oásis

USF BELAS ARTES
Rua Henrique Júlio Lima, Nº 112, Belas Artes

USF GUAPIRANGA
Rua Aristeu Rodrigues da Silva, s/nº , Guapiranga

USF CORONEL 
Avenida Domingos Perez Domingues, Nº 734, Jardim Coronel

USF GAIVOTA
Avenida Flacides Ferreira, Nº 500, Gaivota

CESCRIM 
Avenida Tiradentes, Nº 184, Jardim Mosteiro

Mongaguá

Em uma das seis unidades de saúde da família da cidade, que abrem ao público das 8h30 às 16h30, de segunda à sexta-feira.

USF PEDREIRA
Rua Antônio Cordeiro Mendes, 204, Pedreira

USF VILA OPERÁRIA
Avenida Washington Luiz, 815, Vila Operária

USF JARDIM PRAIA GRANDE
Avenida Monteiro Lobato, 6092, Jardim Praia Grande

USF JUSSARA
Avenida Jussara, 1930, Balneário Jussara

USF JARDIM PRIMAVERA
Avenida Nossa Senhora de Fátima, 1801, Jardim Primavera

USF FLÓRIDA MIRIM
Avenida Monteiro Lobato, 12.056, Balneário Flórida Mirim

Peruíbe 

A imunização conta o HPV faz parte das ações permanentes do Município e está disponível nas seguintes unidades de Saúde que possuem sala de vacina: Casa da Mulher, UBS Caraguava, UBS Jd. Veneza, UBS Parque do Trevo, das 8h às 17h. A meta é vacinar de 80% a 90% do público-alvo.

Praia Grande

No município, a expectativa é vacinar cerca de 5 mil meninas.  Segundo a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, as doses contra o HPV estão disponíveis nas 21 unidades de Saúde da Família (Usafas) e Multiclínicas da Cidade, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

De acordo com o órgão,  ações nas escolas da Cidade estão sendo realizadas. A secretaria também utiliza dados do sistema informatizado que interliga as unidades para auxiliar neste processo.

Santos

Em qualquer uma das policlínicas da Secretaria Municipal de Saúde.

São Vicente

As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. Os locais funcionam das 7 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.

Fonte: atribuna.com.br

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY