Home Notícias Existem caminhos para mudar o rumo do Brasil por Dimas Mendes

Existem caminhos para mudar o rumo do Brasil por Dimas Mendes

391
0
SHARE

11062932_1482805118680652_5312119608605879599_n

Quem  se interessa por  assuntos políticos sabe que existem caminhos para as mudanças. O primordial  deles é : “ seja você mesmo a transformação que deseja ver acontecer na sua cidade “ ! Engaje-se nas reformas pretendidas pela sociedade, sobretudo na reforma política, a “mãe “ de todas as reformas.

Vivemos na atualidade um momento delicadamente perigoso ,que poderá gerar o caos social, levando grupos antagônicos a confrontos não ideológicos e sim a  atos de violência física .

Existem diferenças entre seres humanos que se transformam em separações e divisões. De tais separações advém conflitos  que se não forem solucionados impedem a convivência pacífica entre as pessoas.

E resolvendo esses conflitos é a politica que tem a incumbência de impedir que o conteúdo social se deteriore. E neste momento, cabe uma reflexão : “ a sociedade brasileira deve urgentemente rever o preconceito que tem contra política !

Uma ferramenta politica que poucos conhecem , já utilizada em vários países e que poderia mudar os rumos do Brasil ,chama-se RECALL ( voto destituinte ).

Trata-se de uma ferramenta excepcionalmente democrática que permite a intervenção direta do eleitor na representação política.

A iniciativa de submeter um politico ao RECALL, é dos cidadãos, de maneira exclusiva  e de forma independente,  cujo processo de implantação não precisa ser submetido e não depende de  qualquer autoridade ou órgão público e cujo resultado final não permite contestações ou invalidação .

Resumidamente , o RECALL é o poder do cidadão soberanamente poder cassar e revogar o mandato de qualquer representante político, com o entendimento de que o mandato é do mandante (o cidadão eleitor )e não do mandatário ( o cidadão eleito ).

Com este instrumento que já chegou a fazer parte da nossa Constituição , e que por motivos óbvios  foi retirado, muito provavelmente muitos governantes não chegariam ao final dos seus mandatos.

A título de ilustração, há o registro de governadores dos estados americanos de Dakota e Califórnia que foram banidos dos seus cargos por causa do RECALL .

Inserir o RECALL em nossa Constituição seria um golpe mortal para interromper mandatos de políticos incompetentes ,inoperantes e corruptos.

Esta sim é uma bandeira pela qual vale a pena lutar e toda a   nação se unir intensamente.

O caminho poderá ser longo, porém gratificante .

Se no momento atual do cenário politico nacional existisse a figura do RECALL ,esta crise não estaria se arrastando por tanto tempo, perderia sentido a desgastante luta pelo impeachment.

Manobras rasteiras  como o  oferecimento de cargos, ministérios  e verbas para se manter no poder, perderiam totalmente sua eficácia .

Dimas Mendes da Silva é jornalista ,administrador de empresas, palestrante, escritor ,autor do livro SER OU NÃO ANALFABETO POLITICO- A escolha é sua !

Ganhador do premiou JOSÉ DE ANCHIETA 2.015-Categoria Politica, instituído e concedido pela Câmara Municipal de Peruíbe.

Autor da Lei Municipal   número 2015/15- que institui no munícipio de Peruíbe a SEMANA DA CIDADANIA E CONSCIÊNCIA POLÍTICA.

É membro titular do Conselho Municipal de Saúde- categoria usuários .

dimasmsilva@ig.com.br

 

LEAVE A REPLY