Home Notícias Itanhaém investe em obras de macrodrenagem nos bairros

Itanhaém investe em obras de macrodrenagem nos bairros

393
0
SHARE

A Prefeitura de Itanhaém vem desenvolvendo uma série de ações voltadas para melhorar o sistema de drenagem nos bairros. Além de executar projetos de canalização em pontos como Corumbá e Jardim Suarão, está em fase de elaboração um estudo de diagnóstico ambiental da sub-bacia do Rio Itanhaém, além de mais um projeto para concluir o chamado trecho VR6, que margeia a Estrada Coronel Joaquim Branco.

A Prefeitura já executou parte do projeto no trecho VR6 da Estrada Coronel Joaquim Branco. Resta apenas agora um trecho de 430 metros para ser executado, cujo recurso está sendo pleiteado via Fundo Estadual de Recursos Hídricos, gerenciado pelo Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista.

O macrodreno previsto para o Corumbá está sendo realizado na Rua Bernardino de Souza Pereira, em um trecho de 730 metros que será canalizado com tubos de concreto, usando recursos do Fehidro e da Prefeitura. A obra vai minimizar os efeitos de inundações causadas pelas chuvas nas imediações do Jardim Corumbá e Belas Artes, na divisa com o Cibratel.

Outro projeto que está sendo executado é o da canalização da Rua do Cano, no Suarão, que também objetiva amenizar os problemas com alagamentos na região. Esta obra também é custeada com recursos do Fehidro e da Prefeitura.

As obras de remodelamento da Avenida Cabuçu, uma das mais importantes vias comerciais da Cidade, também incluem investimentos na rede de drenagem, além de garantir um novo visual para os moradores de bairros próximos.  Todo o antigo sistema de drenagem existente está sendo substituído por tubos de 60 e 40 centímetros de diâmetro, que facilitará o escoamento das águas pluviais e minimizará os impactos das fortes chuvas. A via será contemplada ainda com a colocação de guias, sarjetas e calçadas, além de ser refeito todo o antigo asfalto.

A Avenida Cabuçu é uma importante ligação entre a marginal da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e a Estrada Coronel Joaquim Branco, próxima de diversos bairros populosos, como Nova Itanhaém, Jardim Magalhães e Balneário Waldemar Magalhães. Além disso, está perto de unidades escolares, como a E.M. Maria Aparecida Soares Amêndola. A obra vai beneficiar mais de 4,5 mil moradores.

NOVOS INVESTIMENTOS – Também vai ser elaborado um diagnóstico ambiental da sub-bacia do Rio Itanhaém, no qual será testada na Bacia Hidrográfica uma metodologia de análise ambiental que poderá ser estendida posteriormente a outros locais. A proposta é de, no futuro, criar novos pontos de escoamento para as águas pluviais, melhorando as condições em dias de chuva forte.

Texto e Fotos: Comunicação Prefeitura de Itanhaém

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY