Home Notícias Rio Ribeira transborda e deixa mais de 200 desabrigados em Registro

Rio Ribeira transborda e deixa mais de 200 desabrigados em Registro

441
0
SHARE

As fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, provocaram a cheia do Rio Ribeira de Iguape, que transbordou em Registro na madrugada de quarta-feira (13). Foram mais de 350 pessoas atingidas somente na cidade. As vítimas estão na lista dos desalojados e desabrigados do município.

De acordo com informações da Defesa Civil, o Rio Ribeira de Iguape começou a subir no fim de semana. O forte temporal provocou a destruição de uma ponte na zona rural do município de Eldorado e deixou os bairros Onças, Cavuvu e Areado, na zona rural, isolados. Na manhã de terça-feira, o nível do rio em Eldorado chegou a 9,29 metros, sendo que o rio costuma atingir cinco metros.

Já na madrugada de quarta-feira (13), o rio Ribeira de Iguape transbordou na altura da cidade de Registro. “O rio extravasou o nível normal, chegou a 5,20 metros às 8h desta quinta-feira.  Em Registro, quando fica acima de quatro metros começamos a ter problemas. Começamos a retirar as pessoas das casas. Registro está em estado de emergência”, disse Kathleen Gomes da Silva Chaves, coordenadora regional de Defesa Civil.

Até a manhã desta quinta-feira (14), a Defesa Civil contabilizou 237 desabrigados e 120 desalojados, de vários bairros da cidade. Os desabrigados foram levados para duas escolas municipais, para as igrejas do Centro e da Vila São Francisco, além do Ginásio de Esportes Governador Mário Covas. As famílias desalojadas foram para casas de parentes.

As famílias desabrigadas em Eldorado, que estavam na escola estadual Dr. Jayme Almeida Paiva, devem retornar nesta quinta-feira para suas moradias. Segundo Kathleen, está sendo feita a limpeza das casas e a cidade está voltando ao estado normal.

Em Sete Barras, uma família está desabrigada. A área rural da cidade foi a mais afetada. Os agricultores começam a contabilizar os prejuízos nas plantações de banana. Segundo o Sindicato Rural do Vale do Ribeira, pelo menos sete mil hectares de bananais ficaram alagados em várias cidades da região.

Já em Pariquera-Açu, uma família da zona rural está ilhada. De acorco com a Defesa Civil, o rio Jacupiranga, que fica perto da foz com o Rio Ribeira, também subiu e inundou os acessos que levam a casa da família. O Corpo de Bombeiros levou alimentos e medicamentos aos moradores que estão ilhados.

De acordo com a coordenadora regional da Defesa Civil, a previsão é de forte chuvas nos próximos dias. Por isso, está sendo feito o acompanhamento do nível do Rio Ribeira e também o apoio as famílias.

 

Texto e Fotos: G1

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY