Home Notícias Programa Saúde da Família faz atendimento especial na área rural

Programa Saúde da Família faz atendimento especial na área rural

406
0
SHARE

Aproximar a equipe de saúde da população. Esta é a proposta da Prefeitura de Itanhaém, por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Savoy. Uma vez ao mês uma equipe formada por médico, enfermeira e agentes comunitários de saúde sai da Unidade e realiza o atendimento na área rural da Cidade, no bairro Aguapeú.

O atendimento é feito na E. M. Jardim Aguapeú e as consultas com o médico são agendadas. A equipe também fornece medicamentos aos pacientes que já têm prescrição ou para aqueles que recebem a receita indicada pelo médico naquele dia.

O médico, Dr. Conrado Luis de Olivera Ávila, explica que a ação diminui o fluxo de pacientes na Unidade e também facilita o acesso dos moradores porque são da região Mambu, Rio Branco e Aguapeú. “Já é a quarta vez que fazemos isso. Atendemos aproximadamente 50 pessoas entre consulta, aferição de pressão e entrega de medicamentos”.

A enfermeira Juliana Trindade explica que quando necessário os exames são feitos na Unidade e, desta forma, é marcada uma data para eles comparecerem na USF para a coleta de exames.

E a população aprovou o fato da equipe ir até eles. Maria José Batista Bezerra faz o controle da diabetes e hipertensão. “É maravilhoso o médico vir aqui. Isso é ótimo. Facilita o acesso da gente de ter que ir até lá”.

A mesma opinião tem Maria do Socorro de Lima. “É ótimo eles estarem vindo. Nós não precisamos ir até eles porque é longe e como precisamos do ônibus às vezes a gente perde o horário da consulta”.

A equipe de saúde conta também com a ajuda de voluntários que oferecem café da manhã e almoço aos servidores, como é o caso de Mariá do Nascimento Lopes. “Eu ajudo no que posso e queremos recebê-los bem também”. Ela também é paciente e conta que os moradores tiveram esta iniciativa de solicitar a equipe para o bairro. “Demos a ideia para a agente de saúde e deu certo. Somos muito gratos por isso. Espero que continue”, disse ela.

Letícia Aparecida Nogueira Walter também faz acompanhamento médico e auxilia os profissionais na parte da alimentação também. “Esta iniciativa foi ótima porque muita gente que mora aqui não tem carro e é preciso pegar condução”, finaliza.

A próxima ida da equipe à área rural será dia 12 de janeiro.

Texto e Fotos: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de Itanhaém
Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY