Home Notícias Cescrim Paula Vegas é referência em saúde da mulher e da criança

Cescrim Paula Vegas é referência em saúde da mulher e da criança

537
0
SHARE
Programa Amamentar e Método Canguru são alguns dos programas desenvolvidos no local
Programa Amamentar e Método Canguru são alguns dos programas desenvolvidos no local

A saúde da mulher e da criança recebe uma atenção especial em Itanhaém. O Centro Especializado na Saúde da Criança e da Mulher (Cescrim Paula Vegas) é o local onde as gestantes e crianças em situações de risco recebem acompanhamento, além de possuir o Posto de Coleta de Leite Materno e muitos outros serviços relacionados a este público.

Localizado na Avenida Tiradentes, 184, Jd. Mosteiro, o Cescrim é referência em ginecologia para as Unidades de Saúde da Família (USFs). Possui ainda o Grupo de Pré-natal; consulta pós-parto das gestantes de alto risco; coleta de exames laboratoriais e teste do pezinho; vacinação, entre outros atendimentos fundamentais para a segurança da mulher e da criança.

AMAMENTAÇÃO – Dentre estes atendimentos está o Programa Amamentar, onde são realizadas diversas ações para incentivar, apoiar e orientar sobre a amamentação e a doação de leite. Tatiana D’Lumena Mello, enfermeira do Cescrim, explica que na primeira consulta dos bebês, feita neste local, é observado se a mãe tem leite em excesso e orientada sobre o posto de coleta de leite humano. “Nós perguntamos se ela quer ser doadora de leite, fazemos um cadastro, orientamos sobre a ordenha, como conservar o leite ordenhado e damos um kit com touca, máscara, vidros e folders informativos”.

Sandy Cristina Borba Gonçalves é mãe de Melissa, de apenas 8 dias. Ela foi ao local e recebeu orientações sobre amamentação, feitas pela enfermeira Solange Ortolani. “Aqui a gente dá orientação sobre a pega correta do bebê no seio da mãe e analisamos também o peso do bebê. O leite materno é muito rico em proteínas, sais minerais e é completo para a saúde da criança”, explicou a profissional.

As mães com leite excedente que quiserem ser doadoras devem procurar o Cescrim para realizar o cadastro. A mulher receberá orientações sobre como fazer a retirada do leite e as condições de armazenamento e, semanalmente, os profissionais do local irão comparecer à residência para a coleta. O estoque atende a UTI Neonatal do Hospital Regional Jorge Rossmann.

PEDIATRIA – A pediatria também está presente no local. Ester, de apenas 21 dias, é atendida no Cescrim. Ela é a primeira filha de Eliane Paiva, moradora do Gaivota.

Bebês prematuros e que nascem com baixo peso também têm um atendimento diferenciado. Trata-se do Método Canguru, no qual o bebê é assistido individualmente por uma fisioterapeuta, auxiliando-o e estimulando no seu desenvolvimento. “É um cuidado a mais que nós temos para evitar maiores complicações, como o atraso motor”, explica a fisioterapeuta Martha Maria Di Piero. Mensalmente os bebês são acompanhados e a mãe recebe orientações sobre como estimular em casa a criança, fazendo exercícios de rolagem, sentar e sustentação. Os bebês são acompanhados até começarem a andar, e depois disso tem alta.

ATENDIMENTO – O Cescrim funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. O telefone para o contato é (13) 3426-3197.

Texto e Fotos: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de Itanhaém
Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY