Home Notícias Voluntários recolhem mais de duas toneladas de lixo em mutirão de limpeza...

Voluntários recolhem mais de duas toneladas de lixo em mutirão de limpeza nas praias de Peruíbe

430
0
SHARE

Um grupo de voluntários recolheu mais de duas toneladas de lixo em mutirão realizado nas praias de Peruíbe, no sábado (19), data comemorativa ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias.

A ação de limpeza aconteceu nas praias do Centro, Costão, Guaraú e Barra do Una, desde as primeiras horas da manhã.

O mutirão contou com a participação de estudantes, associações estudantis, entidades assistenciais e grupos de escoteiros, com a coordenação do biólogo Thiago Nascimento.

Entre os materiais recolhidos pelos voluntários estão: plásticos, vidros, papéis, papelões, ferros, artefatos de pesca, latas, fios e cabos, sofás, carrinhos de bebê, guidão de bicicleta, borrachas, chinelos, sapatos, vasos e artefatos religiosos, óculos, bitucas de cigarro, dentaduras e até aparelho de som.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias sempre ocorre no terceiro sábado de setembro, quando voluntários vão às praias e rios para coletar o lixo produzido e deixado pelas pessoas. Além de Peruíbe, apenas as cidades de Santos e Guarujá também realizaram o mutirão no litoral de São Paulo.

SSSSSSSSAA (1)

A origem da ação no mundo

No ano de 1986, o Center for Marine Conservation (CMC), uma ONG norte-americana, foi quem realizou pela primeira vez o dia de limpeza de praias, reunindo cerca de 2.800 voluntários e coletando 124 toneladas de entulho do litoral do Texas, nos Estados Unidos. Em 1988 o evento se tornou nacional, e já no ano seguinte se tornava internacional. Em 1998, 75 países participaram da ação, incluindo o Brasil.

Texto e Fotos: Departamento de comunicação

Prefeitura de Peruíbe

LEAVE A REPLY