Home Notícias Programa Morar Bem levará mais moradias e dignidade aos cidadãos

Programa Morar Bem levará mais moradias e dignidade aos cidadãos

785
0
SHARE

Na próxima sexta-feira (2), às 15 horas, no Paço Municipal, a Prefeitura de Itanhaém anunciará um pacote de investimentos para o setor habitacional. As ações integram o Programa Morar Bem, que prevê a entrega da primeira fase das 1.284 unidades em andamento no Guapurá, além de outras novidades em regiões como Jardim Oásis e Jardim Tânise e a regularização fundiária de 43 núcleos consolidados nos bairros da Cidade.

A primeira etapa do empreendimento denominado Residencial dos Pássaros, no Guapurá, será concluída em outubro, com a entrega de 384 unidades para as famílias cadastradas no programa habitacional. No total, o conjunto já conta com 1.328 unidades concluídas e totalizará 2.612 unidades até abril de 2016, prazo estimado para a entrega total das atuais 1.284 que estão em andamento.

Nesta área foi iniciada a construção do primeiro Centro Comercial, dos três que terão no bairro. Também será entregue um Centro Comunitário, no qual a associação do bairro e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social levarão diversos projetos sociais para os moradores.

A secretária municipal de Habitação, Mara Figueiredo, destacou que os investimentos vão além da cessão de área e construção das unidades. “Com a demanda nova de moradias, surge a necessidade de implantar novos serviços e equipamentos públicos considerados essenciais”.

O Governo Municipal construiu a E.M. Maria Patrocina Condota, já entregue, e uma unidade de Educação Infantil, que será inaugurada em breve. Outras duas unidades, sendo uma de Ensino Fundamental e outra de Educação Infantil, já estão sendo projetadas para o futuro no Guapurá, bem como a construção de uma Unidade de Saúde da Família. Também está prevista a urbanização da Praça do Guapurá, a colocação de mais uma academia ao ar livre e a construção de um campo de futebol.

OÁSIS – Um projeto em andamento no Oásis contempla a construção de 114 casas, beneficiando moradores que residem em áreas de risco da Cidade. O projeto foi beneficiado também pelos investimentos do programa de saneamento básico, que ampliou a rede de coleta de esgoto, bem como o Programa Minha Rua Melhor, que levou pavimentação para várias vias do bairro.

TANISE – Doze famílias receberão as chaves das casas construídas no Jardim Tanise. No total, o conjunto conta com 28 unidades. Outro projeto em andamento para este bairro, que está em fase de estudo, prevê a implantação de mais 464 unidades habitacionais, em parceria com o Programa Casa Paulista, do Governo do Estado.

GUAPIRANGA – A Prefeitura de Itanhaém obteve a autorização de uso do terreno do Conjunto Guapiranga para a construção de uma pista de skate, no espaço reservado para área de lazer. O pedido atende a solicitação de moradores e foi aprovado pelo secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia. O equipamento será custeado com recursos de uma emenda parlamentar do deputado estadual Cauê Macris.

CIDADE LEGAL – A Prefeitura está trabalhando para solucionar o problema surgido com a explosão de ocupações irregulares nos anos 90, que fez com que dezenas de núcleos habitacionais se estabelecessem de forma precária e incorreta por todo o Município. O trabalho em conjunto com o Governo do Estado, por intermédio do programa Cidade Legal, visa a legalização de 43 núcleos do Município, dando aos moradores o título de propriedade, com os documentos regularizados. Isso permitirá também que os proprietários dos terrenos tenham direitos como obter empréstimos em bancos, abrir contas, entre outros serviços que necessitem de comprovação de endereço.

Texto e Fotos:  Comunicação Prefeitura Itanhaém

LEAVE A REPLY