Home Notícias Adolescentes do projeto Um Mundo Melhor visitam a Juréia

Adolescentes do projeto Um Mundo Melhor visitam a Juréia

743
0
SHARE

Entre os meses de julho e agosto o projeto Um Mundo Melhor, realizado pela Casa da Criança Nosso Lar e patrocinado pela Petrobras, promoveu dois passeios à Reserva Ecológica da Juréia-Itatins. Com o apoio da Fundação Florestal da Secretaria do Meio Ambiente -SP, os adolescentes participantes do projeto tiveram a oportunidade de conferir as belezas naturais do Parque Estadual do Itinguçú onde visitaram a famosa cachoeira do Paraíso; o viveiro de mudas de espécies da mata atlântica; a travessia da passarela do Balça sobre o manguezal e a foz do rio Guaraú.

Conforme Marcéu Parrini, coordenador do projeto, o resultado foi muito positivo. “A garotada aprendeu e se divertiu muito. Tivemos o cuidado de fazer uma programação que transformasse o passeio em uma atividade prazerosa, daquelas que fascinam e ficam marcadas na memória. Para começar, contratamos uma empresa especializada em turismo ecológico para fazer o translado cujo proprietário, Sr. Rubens, fez questão de acompanhar como guia e explicar sobre cada local visitado. Já na sede do Parque, foi a vez dos monitores ambientais da Fundação assumirem as explicações com uma brilhante e esclarecedora palestra. Ao final das trilhas percorridas, todos tiveram direito a um almoço especial feito em fogão à lenha para dar aquele gostinho de quero mais.”

Segundo Parrini, a intensão deste módulo de educação ambiental é a efetiva conscientização dos adolescentes quanto à urgente necessidade da mudança de postura e comprometimento nos assuntos relacionados aos cuidados com o Planeta.

“Isso é um assunto de todos, precisamos dar a nossa contribuição para reverter um descaso histórico com que a humanidade vem tratando a natureza. Então, sejamos nós os exemplos, os incentivadores e os multiplicadores desta sensibilização”.

5 - Paraíso

O Projeto prevê ainda mais quatro passeios semelhantes para as próximas turmas, o que deverá ocorrer em 2016.

O Projeto Um Mundo Melhor:

Criado e executado pelo Nosso Lar a partir de 2007 e patrocinado pela Petrobras desde 2009, o Projeto já atendeu a mais de 600 adolescentes entre 13 e 17 anos, proporcionando curso de Informática Básica com treinamentos em rotinas comerciais e administrativas como forma de prepará-los para o mercado de trabalho.

Além da informática, são desenvolvidos módulos socioeducativos com temas transversais pertinentes as idades destes meninos e meninas onde são trabalhados assuntos como: Drogas, bollying, sexting, gravidez precoce, saúde, entre outros; com a intensão de gerar conteúdos que possam ser compartilhados com os familiares e comunidades através de Blog, boletins informativos ou palestras.

Tendo sido contemplado na última seleção pública da Petrobras Comunidades – Programa Petrobras Socioambiental, o projeto se adequou aos assuntos ambientais que agora fazem parte de sua programação e estão sendo trabalhados com muito entusiasmo, tanto pelos alunos quanto pela equipe executora do Projeto.

Nesta nova fase, que teve início em abril, é previsto o atendimento de 240 adolescentes, em um período de dois anos, divididos em três turmas de oitenta alunos com duração de oito meses cada.

As pré-inscrições para a próxima turma já estão abertas na sede do Projeto que fica à Rua Riachuelo, 350 no bairro da Estação em Peruíbe.

Divulgação de Texto e Fotos: Marcéu Erdei Parrini – Coordenador
PROJETO UM MUNDO MELHOR – CASA DA CRIANÇA NOSSO LAR
FONE: (13) 3453-2994 – Cel.: Vivo (13) 99755-5217 – Claro (13) 99122-4646

Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY