Home Notícias Ferida por linha de pipa, coruja recebe tratamento e é solta em...

Ferida por linha de pipa, coruja recebe tratamento e é solta em Peruíbe

595
0
SHARE

Uma coruja orelhuda (Asio clamator) foi devolvida ao seu ambiente natural, após passar por processo de tratamento e reabilitação. O animal havia sido encontrado em uma residência particular no final do mês passado, mas tinha dificuldades para se locomover por estar enrolado em uma linha de pipa.

Ao se deparar com a situação, o morador tentou inicialmente desenrolar a ave, no entanto, como ela estava estressada, não foi possível concluir o procedimento.

IMG_9945

Por conta disso foi acionada a equipe do Centro de Controle de Zoonoses, que fez o resgate e encaminhou a coruja para receber os primeiros atendimentos veterinários. Foi diagnosticada com uma luxação na asa esquerda, apresentava sinais de desidratação e estava bastante fraca.

Após todos os procedimentos, os profissionais da Zoonoses encaminharam a coruja para atendimento especializado e reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Cubatão.

 

O animal sobreviveu apenas porque não foi atingido por uma linha cortante, com o uso do cerol (mistura de vidro e cola), uma prática proibida por lei mas que ainda persiste em muitas cidades, provocando vítimas fatais incluindo pessoas e animais.

Finalizado o tratamento, a coruja retornou a Peruíbe para o trabalho de soltura, que foi coordenado pelo médico veterinário Raphael Barreiros Lapa, responsável pelo Centro de Controle de Zoonoses do Município.Voc

Texto e Fotos: Comunicação Prefeitura de Peruíbe
Postagem: Lucas Galante

LEAVE A REPLY