Pular para o conteúdo principal

Peruíbe perde 11 posições no ranking Wikiaves



 Há quatro anos, Peruíbe estava em 4º lugar no ranking Wikiaves, principal site de observação de pássaros do Brasil e terceiro do mundo, e brigava de igual para igual com Ubatuba, considerada a capital brasileira dos Birdwatchers. Ficava atrás somente de duas cidades do Amazonas: Presidente Figueiredo e Manaus, que recebem turistas do mundo todo o ano inteiro.

Atualmente, a cidade vem perdendo posições e, no intervalo de dois anos para cá, perdeu mais de dez, se colocando atualmente em 15º lugar, classificação modesta, se comparada com o 4ª lugar já obtido. Veja os detalhes no gráfico abaixo:


Para que a cidade não perca mais posições e saia da queda livre, é necessário não esquecer de uma das essências do birdwatching, que é registrar pássaros para contribuir com o conhecimento e conservação da espécie e, por isso, fotografar aves bonitinhas e coloridas muitas vezes não serve. "Antes havia um grupo destinado a manter Peruíbe no topo do site. Não sei o que aconteceu com eles: sumiram. Hoje, parece que os interesses são outros", falou o biólogo Wilson Jr, que visita Peruíbe desde 2001.

Muita gente já passou por aqui e contribuiu para que as aves de Peruíbe fossem conhecidas, publicando diversos trabalhos e artigos científicos.

Antonio Silveira frequenta a região desde 1991 e tem um site que abriga quatro listas de aves de Peruíbe, provavelmente as primeiras listas da cidade: 1-Aves da Juréia, 2- Aves do Guaraú, 3- Aves do Tingão e Dedo de Deus e 4- Aves da Zona Rural de Peruíbe.

Bruno Lima é biólogo e visita Peruíbe desde 2004. Fez diversos artigos explicando o comportamento de algumas espécies de aves do Guaraú e falou pela primeira vez dos Guarás no bairro, citado no livro "Guarás-vermelho no Brasil", de Robson Silva e Silva. Esteve presente e registrou o raríssimo Tauató-Pintado, gavião considerado extinto em todo o sudeste brasileiro. Foi um dos primeiros a trazer a imprensa para fazer matérias de aves na cidade. É autor de uma lista de aves observadas na Trilha do Costão.

Pedro Develey é autor do famoso livro “Aves da Grande São Paulo”. Por aqui, participou do livro “Juréia-Itatins – Ambiente físico, fauna e flora”, com o artigo “Aves da Juréia”. Ele foi o primeiro a fazer a observação do Tauató-Pintado em Peruíbe, mas não conseguiu registrá-lo com foto ou som, restando apenas o relato.

Apesar da queda no ranking, o Birdwatching continua existindo na cidade e algumas visitas são feitas por conta própria, sem procurar guias especializados ou monitores ambientais, já que a cidade é rodeada por áreas verdes.

É importante que as pessoas continuem registrando novas especies e postando as suas fotos no Wikiaves, que é uma importante ferramenta de divulgação, visto no mundo todo. Uma boa colocação no site serve de vitrine para atrair mais turistas.

De acordo com as listas da cidade, existem muitas espécies não registradas que estão cantando e voando por ai, sem que ninguém as observe.

Até hoje, Peruíbe registrou para o Wikiaves 406 espécies diferentes, no total de 5.259 fotografias feitas na cidade.

Veja abaixo quem mais registrou espécies e contribuiu para divulgar a cidade à comunidade do Wikiaves.

 REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE NOVAS ESPÉCIES PARA PERUÍBE/SP

fonte: estatísticas wikiaves: www.wikiaves.com



Birdwatcher Cidade onde mora Nº Espécies



Registradas
1 Bruno Lima Ciudad Juarez (MEX) 155
2 Alexandre Faitarone Jaguariuna /SP 45
3 Márcio Ribeiro da Silva Peruíbe/SP 19
4 Emerson Kaseker São Paulo/SP 19
5 Demis Bucci GuarulhosSP 14
6 Flávio Guglielmino São Paulo/SP 10
7 Arthur Macarrão Santo André /SP 9
8 Elizabeth Henriques São Paulo/SP 7
9 Luiz Rondini São Paulo/SP 6
1 Guilherme Serpa Rio de Janeiro /RJ 6
10 Eduardo Joel (Edu) Indaiatuba/SP 5
11 Johannes Heinrich Nuñes Osasco/SP 3
12 João Marcelo Santa Bárbara D'oeste/SP 3
13 Carlos Gussoni Rio Claro/SP 3
14 Miguel Magro Santo André /SP 3
15 Fábio Barata Peruíbe/SP 3
16 Gabriel Leite Manaus/AM 2
17 Mario Nunes (Pararê) Cananéia /SP 2
18 Francisco Kallen Campos do Jordão /SP 2
19 Rafael Fortes São Bento do Sapucaí 2
20 Amarildo Jordão Barueri/SP 2
21 Luiz Ribenboin Resende /RJ 2
22 Flavio Souza São Paulo/SP 2
23 Rodrigo Augusto Rio Casca /MG 2
24 Lindolfo Souto São Vicente/SP 2
25 Horácio de Almeida São Paulo/SP 2
26 Diogo Lagroteria Manaus/AM 2
27 Silvio F.C. Rosatti São Carlos/SP 2
28 Sandra Cesari São Paulo/SP 2
29 Roberto Duarte São Bernardo do Campo/SP 2
30 Walter Mello Praia Grande/SP 2
31 Rafael Bessa Rio de Janeiro /RJ 1
32 Marcos Ribeiro São Paulo/SP 1
33 Thiago Nascimento Peruíbe/SP 1
34 Douglas Bete Sorocaba/SP 1
35 João Pedro S. Rosatti São Carlos/SP 1
36 Evaldo Cesari São Paulo/SP 1
37 Guto Baliero São Paulo/SP 1
38 Marcelo Marcelino Caieiras/SP 1
39 Eli Caicedo & Libório Peruíbe/SP 1
40 Cláudia Brasileiro São Paulo/SP 1
41 Amilton Aguiar Peruíbe/SP 1
42 Vi Neves Taboão da Serra/SP 1
43 Rodrigo Mdureira Ribeiro São Paulo/SP 1
44 Marco G. Silva São Paulo/SP 1
45 Nerestor J. Camargo Santos/SP 1
46 Ronaldo Rodrigues de Moraes São Paulo/SP 1
47 Glauco Tonello Barra Bonita/SP 1
48 Jo Bernardes São Paulo/SP 1

NOVOS REGISTROS SONOROS PARA O MUNICÍPIO DE PERUÍBE/SP

Fonte: estatísticas wikiaves: www.wikiaves.com


Birdwacther Cidade onde mora Nº de espécies



registradas
1 Bruno Lima Ciudad Juarez /MEX 70
2 Márcio Ribeiro da Silva Peruíbe/SP 61
3 Arthur Macarrão Santo André/SP 6
4 Marco Cruz Taubaté/SP 5
5 Roberto Galacci Jundiai/SP 5
6 Rafael Bessa Rio de Janeiro /RJ 4
7 Guilherme Serpa Rio de Janeiro /RJ 3
8 Emerson Kaseker São Paulo/SP 3
9 Demis Bucci Guarulhos/SP 2
10 Fernando Igor de Godoy São Paulo/SP 2
11 Guilherme Soares Barretos/SP 2
12 Priscilla Esclarski Fênix/PR 2
13 Eduardo Alexandrino Piracicaba/SP 1
14 Rodrigo Y Castro São Paulo/SP 1


Texto e foto:     Márcio Ribeiro
Fonte: www.wikiaves.com

Comentários

Jornal Bemtevi disse…
Atenção:
Algumas pessoas acham que deveriam estar na lista por que registraram espécies em Peruíbe.
Mas, na lista, só consta o nome daqueles que registraram UMA NOVA ESPÉCIE PARA O MUNICÍPIO.

Postagens mais visitadas deste blog

Filha conta tudo sobre a dedicada historiadora Maya Ekman

   O destino cruzou o meu caminho com o de Alice Ekman, ao vê-la saindo da loja Ideal Peruíbe com o Jornal BEM-TE-VI de baixo do braço. Quando entreguei a nova edição, ela logo elogiou o trabalho do jornal e, em seguida disse o seu nome e o de sua mãe.   Muitas pessoas a conheceram, trata-se da dona Maya Ekman, uma mulher de grande importância cultural para Peruíbe e toda Baixada Santista. Lucas Galante: Onde que ela nasceu e quando foi? Alice Ekman: Minha mãe nasceu no dia 25 de maio de 1915, em Riga, capital da Letônia, e faleceu no dia 08 de março de 1992, em Peruíbe.  LG: Quando ela veio para o Brasil? O que ela fez durante sua vida ?    AE: Ela chegou em 1923 no Brasil e a família, com outros letos fundaram a cidade de Varpa, interior de São Paulo. Maya Ekman era dotada de uma inteligência e mente prodigiosas e jamais interceptou seu caminho de estudos em sua vida. Era historiadora incansável, poetisa, esotérica, teosofista, pensadora, grande cronista, escr

Pairando pela história: Praças como monumentos

As praças contemporâneas cravadas na área central e periférica dos municípios levam nomes de datas ou pessoas importantes para a história local e até mesmo nacional e mundial. Um grande exemplo disso são as praças que ao longo do nosso país levam o nome de Melvin Jones e 15 de novembro. Melvin Jones foi o fundador do Lions Club, importante Associação de Clubes criada em 1917, cujo um dos principais objetivos é “Servir a comunidade e atender as necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial.” O principal lema que Melvin Jones defendia era: "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo". Em Peruíbe, a Praça Mevin Jones está localizada na Avenida Mário Covas Júnior sem número centro, onde hoje esta Localizado o CIT (Centro de Informações Turísticas). A maioria dos municípios que possuí o Lions Club possui uma praça dedicada ao seu fundado. As praças 15 de novembro na grande maioria são referências centrais em vários mun

1° Encontro “Somos Consciência da Planta” é no dia 16 de Março em Itanhaém

O 1º Encontro da IBRACAN - 2024, intitulado "Somos Consciência da Planta" , será realizado no dia 16 de Março, em Itanhaém-SP.  O evento traz como tema central a Cannabis Terapêutica e contará com a presença de especialistas renomados em diferentes áreas relacionadas à saúde e ao direito canábico, artistas e formadores de opinião. O encontro visa promover esclarecimentos e abrir caminhos para discussões sobre a Cannabis Sativa e seu uso medicinal no Brasil. Serão abordados temas como legislação vigente, acesso legal e seguro, tratamentos atuais e o seu uso terapêutico, entre outros.  Diversas atividades estão programadas para o evento, incluindo palestras com advogadas especializadas em direito canábico, e especialistas em saúde canábica. Destaque para o médico e pesquisador Dr. Felipe Mourão , que fará uma palestra sobre tratamentos com CDB para Melhor Idade.  Além disso, haverá atrações artísticas, como intervenção circense e música ao vivo, com artistas da região, como o

Primeiro encontro Cannábico acontece em Itanhaém "Somos Consciência da Planta" IBRACAN 2024

Aconteceu em Itanhaém, no último sábado (16), o primeiro encontro Cannábico do Litoral Sul do Estado de São Paulo, com o tema "Somos Consciência da Planta" , promovido pelo Instituto do Brasil de Apoio à Pacientes da Cannabis Terapêutica (IBRACAN) . Fizemos a cobertura jornalística e durante as doze horas de evento, pude notar que foi do começo ao fim, com muita alegria, conhecimento, arte, diversidade cultural, solidariedade, música, espiritualidade e amizade entre todos que fizeram parte deste encontro. O evento estava cheio de atrações, expositores com artesanatos, vendendo roupas de cultura cannabica, comida vegana, cachaças feitas com a planta e muitos outros. Além disso, teve palestrantes sobre o tratamento medicinal da cannabis e advogados especialistas em direito canábico. Redes Sociais dos especialistas: e palestrantes do evento @drfemourao @davimedeirosenf @cultivourbanobr @drguilhermeveigapsiq @alexandrepaivarossi @alessandra.jirardi @taisec89 @matheus_ym Na

Governo de SP autoriza convênios de 418 novas moradias para a população indígena da Baixada Santista e Vale do Ribeira

Tarcísio de Freitas assina contrato -  Foto: Portal do Governo SP O Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), firmou um documento que concede aprovação a acordos entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) para construir 235 residências sem ônus para as comunidade índigenas de Mongaguá, Peruíbe e Bertioga no litoral paulista, e em Eldorado, no Vale do Ribeira. A assinatura ocorreu na última quinta-feira (7). De acordo com as informações divulgadas pelo Governo Estadual Paulista, as moradias serão construídas por meio do programa Moradia Indígena, em territórios indígenas (TIs) homologados por decreto federal e adaptados aos costumes culturais das comunidades. Cada habitação contará com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e varanda. Dentre as 258 residências oferecidas pelo plano em todo o estado, serão construídas 90 habitações na TI Rio Silveira, em Bertioga; 112 na TI Piaçaguera, em Peruíbe; 23 na TI Takuari, em Eldorado e 1