Pular para o conteúdo principal

Peruíbe perde 11 posições no ranking Wikiaves



 Há quatro anos, Peruíbe estava em 4º lugar no ranking Wikiaves, principal site de observação de pássaros do Brasil e terceiro do mundo, e brigava de igual para igual com Ubatuba, considerada a capital brasileira dos Birdwatchers. Ficava atrás somente de duas cidades do Amazonas: Presidente Figueiredo e Manaus, que recebem turistas do mundo todo o ano inteiro.

Atualmente, a cidade vem perdendo posições e, no intervalo de dois anos para cá, perdeu mais de dez, se colocando atualmente em 15º lugar, classificação modesta, se comparada com o 4ª lugar já obtido. Veja os detalhes no gráfico abaixo:


Para que a cidade não perca mais posições e saia da queda livre, é necessário não esquecer de uma das essências do birdwatching, que é registrar pássaros para contribuir com o conhecimento e conservação da espécie e, por isso, fotografar aves bonitinhas e coloridas muitas vezes não serve. "Antes havia um grupo destinado a manter Peruíbe no topo do site. Não sei o que aconteceu com eles: sumiram. Hoje, parece que os interesses são outros", falou o biólogo Wilson Jr, que visita Peruíbe desde 2001.

Muita gente já passou por aqui e contribuiu para que as aves de Peruíbe fossem conhecidas, publicando diversos trabalhos e artigos científicos.

Antonio Silveira frequenta a região desde 1991 e tem um site que abriga quatro listas de aves de Peruíbe, provavelmente as primeiras listas da cidade: 1-Aves da Juréia, 2- Aves do Guaraú, 3- Aves do Tingão e Dedo de Deus e 4- Aves da Zona Rural de Peruíbe.

Bruno Lima é biólogo e visita Peruíbe desde 2004. Fez diversos artigos explicando o comportamento de algumas espécies de aves do Guaraú e falou pela primeira vez dos Guarás no bairro, citado no livro "Guarás-vermelho no Brasil", de Robson Silva e Silva. Esteve presente e registrou o raríssimo Tauató-Pintado, gavião considerado extinto em todo o sudeste brasileiro. Foi um dos primeiros a trazer a imprensa para fazer matérias de aves na cidade. É autor de uma lista de aves observadas na Trilha do Costão.

Pedro Develey é autor do famoso livro “Aves da Grande São Paulo”. Por aqui, participou do livro “Juréia-Itatins – Ambiente físico, fauna e flora”, com o artigo “Aves da Juréia”. Ele foi o primeiro a fazer a observação do Tauató-Pintado em Peruíbe, mas não conseguiu registrá-lo com foto ou som, restando apenas o relato.

Apesar da queda no ranking, o Birdwatching continua existindo na cidade e algumas visitas são feitas por conta própria, sem procurar guias especializados ou monitores ambientais, já que a cidade é rodeada por áreas verdes.

É importante que as pessoas continuem registrando novas especies e postando as suas fotos no Wikiaves, que é uma importante ferramenta de divulgação, visto no mundo todo. Uma boa colocação no site serve de vitrine para atrair mais turistas.

De acordo com as listas da cidade, existem muitas espécies não registradas que estão cantando e voando por ai, sem que ninguém as observe.

Até hoje, Peruíbe registrou para o Wikiaves 406 espécies diferentes, no total de 5.259 fotografias feitas na cidade.

Veja abaixo quem mais registrou espécies e contribuiu para divulgar a cidade à comunidade do Wikiaves.

 REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE NOVAS ESPÉCIES PARA PERUÍBE/SP

fonte: estatísticas wikiaves: www.wikiaves.com



Birdwatcher Cidade onde mora Nº Espécies



Registradas
1 Bruno Lima Ciudad Juarez (MEX) 155
2 Alexandre Faitarone Jaguariuna /SP 45
3 Márcio Ribeiro da Silva Peruíbe/SP 19
4 Emerson Kaseker São Paulo/SP 19
5 Demis Bucci GuarulhosSP 14
6 Flávio Guglielmino São Paulo/SP 10
7 Arthur Macarrão Santo André /SP 9
8 Elizabeth Henriques São Paulo/SP 7
9 Luiz Rondini São Paulo/SP 6
1 Guilherme Serpa Rio de Janeiro /RJ 6
10 Eduardo Joel (Edu) Indaiatuba/SP 5
11 Johannes Heinrich Nuñes Osasco/SP 3
12 João Marcelo Santa Bárbara D'oeste/SP 3
13 Carlos Gussoni Rio Claro/SP 3
14 Miguel Magro Santo André /SP 3
15 Fábio Barata Peruíbe/SP 3
16 Gabriel Leite Manaus/AM 2
17 Mario Nunes (Pararê) Cananéia /SP 2
18 Francisco Kallen Campos do Jordão /SP 2
19 Rafael Fortes São Bento do Sapucaí 2
20 Amarildo Jordão Barueri/SP 2
21 Luiz Ribenboin Resende /RJ 2
22 Flavio Souza São Paulo/SP 2
23 Rodrigo Augusto Rio Casca /MG 2
24 Lindolfo Souto São Vicente/SP 2
25 Horácio de Almeida São Paulo/SP 2
26 Diogo Lagroteria Manaus/AM 2
27 Silvio F.C. Rosatti São Carlos/SP 2
28 Sandra Cesari São Paulo/SP 2
29 Roberto Duarte São Bernardo do Campo/SP 2
30 Walter Mello Praia Grande/SP 2
31 Rafael Bessa Rio de Janeiro /RJ 1
32 Marcos Ribeiro São Paulo/SP 1
33 Thiago Nascimento Peruíbe/SP 1
34 Douglas Bete Sorocaba/SP 1
35 João Pedro S. Rosatti São Carlos/SP 1
36 Evaldo Cesari São Paulo/SP 1
37 Guto Baliero São Paulo/SP 1
38 Marcelo Marcelino Caieiras/SP 1
39 Eli Caicedo & Libório Peruíbe/SP 1
40 Cláudia Brasileiro São Paulo/SP 1
41 Amilton Aguiar Peruíbe/SP 1
42 Vi Neves Taboão da Serra/SP 1
43 Rodrigo Mdureira Ribeiro São Paulo/SP 1
44 Marco G. Silva São Paulo/SP 1
45 Nerestor J. Camargo Santos/SP 1
46 Ronaldo Rodrigues de Moraes São Paulo/SP 1
47 Glauco Tonello Barra Bonita/SP 1
48 Jo Bernardes São Paulo/SP 1

NOVOS REGISTROS SONOROS PARA O MUNICÍPIO DE PERUÍBE/SP

Fonte: estatísticas wikiaves: www.wikiaves.com


Birdwacther Cidade onde mora Nº de espécies



registradas
1 Bruno Lima Ciudad Juarez /MEX 70
2 Márcio Ribeiro da Silva Peruíbe/SP 61
3 Arthur Macarrão Santo André/SP 6
4 Marco Cruz Taubaté/SP 5
5 Roberto Galacci Jundiai/SP 5
6 Rafael Bessa Rio de Janeiro /RJ 4
7 Guilherme Serpa Rio de Janeiro /RJ 3
8 Emerson Kaseker São Paulo/SP 3
9 Demis Bucci Guarulhos/SP 2
10 Fernando Igor de Godoy São Paulo/SP 2
11 Guilherme Soares Barretos/SP 2
12 Priscilla Esclarski Fênix/PR 2
13 Eduardo Alexandrino Piracicaba/SP 1
14 Rodrigo Y Castro São Paulo/SP 1


Texto e foto:     Márcio Ribeiro
Fonte: www.wikiaves.com

Comentários

Jornal Bemtevi disse…
Atenção:
Algumas pessoas acham que deveriam estar na lista por que registraram espécies em Peruíbe.
Mas, na lista, só consta o nome daqueles que registraram UMA NOVA ESPÉCIE PARA O MUNICÍPIO.

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital de Peruíbe ficará fechado até o fim do ano e cidade não terá mais maternidade

Prometido como um marco histórico na saúde pública de Peruíbe, o novo Hospital Municipal, entregue fisicamente à população no fim de 2024, segue fechado. O prédio, moderno e com capacidade para 68 leitos, deveria estar em funcionamento desde dezembro de 2024. No entanto, em maio de 2025, o hospital permanece sem atender a população, sem previsão oficial de abertura. O impasse central parece estar no custeio da operação. Apesar da promessa da gestão municipal de que os recursos estariam "garantidos", líderes políticos locais já admitiram que a Prefeitura não tem condições de bancar sozinha os custos do hospital.  Em janeiro de 2025, a deputada federal Rosana Valle e representantes da Prefeitura solicitaram apoio do governo estadual para custear a operação. Em março, o prefeito Felipe Bernado anunciou em vídeo que estavam sendo discutidos recursos estaduais, mas sem nenhuma definição concreta sobre a data de abertura ou o funcionamento da unidade. Em uma sessão na Câmara Munici...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Viva Verão Peruíbe 2026 chega ao segundo fim de semana com grandes shows, Feira Peruíbe +Empreendedora e ação solidária

O Viva Verão Peruíbe 2026 segue movimentando a cidade e entra em seu segundo fim de semana de shows com uma programação que une música, empreendedorismo, inovação e solidariedade. Além das apresentações musicais que prometem agitar o público, o evento conta este ano com uma novidade especial: a Feira Peruíbe +Empreendedora, evento de empreendedorismo local – edição especial Viva Verão 2026, ampliando ainda mais o impacto positivo do festival na economia local. Feira Peruíbe +Empreendedora: conhecimento e oportunidades A Feira acontece integrada à programação do Viva Verão e traz palestras gratuitas voltadas a empreendedores, comerciantes, profissionais autônomos e interessados em inovação e crescimento profissional. Neste fim de semana, o público poderá acompanhar as seguintes palestras: no dia 31/01 – Como usar as redes sociais a seu favor e, no dia 01/02 – Venda mais usando Inteligência Artificial. As palestras acontecem às 18h, na Área de Eventos do Viva Verão Peruíbe, e são uma opo...

Viva Verão Peruíbe 2026 começa no dia 24 de fevereiro com programação histórica e estrutura 100% coberta

Peruíbe se prepara para viver mais uma temporada inesquecível e convida moradores, turistas e visitantes para o Viva Verão Peruíbe 2026, que acontece de 24 de janeiro a 17 de fevereiro, com uma programação histórica e grandes nomes da música brasileira. Consolidado como um dos maiores eventos do Litoral Sul, o Viva Verão Peruíbe celebra a alegria, a energia e o espírito vibrante da cidade, movimentando a economia local, fortalecendo o turismo e promovendo momentos de lazer para toda a família. Nesta edição, o festival traz um grande diferencial: a área dos shows será 100% coberta, garantindo mais conforto e segurança ao público, independentemente das condições climáticas. A estrutura foi planejada para proporcionar uma experiência completa, com qualidade, organização e tranquilidade para quem prestigiar os espetáculos. Em 2026, a expectativa é superar todas as edições anteriores, com apresentações marcantes, ambiente acolhedor e uma atmosfera que só Peruíbe é capaz de oferecer. Veja ab...

Rio Preto: o “coração” de Peruíbe

Rio Preto visto do alto do Morro Itatins O rio Preto é mais do que um comércio de peixes ou o final da praia central de Peruíbe. Grande parte de sua importância é desconhecida pelos moradores ou adormece na memória dos mais antigos.É por conta disso que resolvemos falar deste importante ponto da cidade. Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão. Como o rio Preto é o maior rio da cidade, foi de lá que saiu o nome de Peruíbe,que hoje é conhecida como “terra da eterna juventude” . Pescadores vendem seus peixes no Mercado de Peixe Quem for visitar o rio, poderá encontrar no canteiro central, no final da Avenida Beira Mar, diversas aves marinhas, como garças, socós e biguás.Comercialmente falando,diversas pessoas tiram o sustento de suas famílias deste rio: são os pescadores . Quando eles atracam na pequena marina existente no local, os frutos do mar vão direto para o mercado de peixes para ser comercializado, geralmente por suas esposas ou parentes. Este processo...