Pular para o conteúdo principal

Peruíbe perde 11 posições no ranking Wikiaves



 Há quatro anos, Peruíbe estava em 4º lugar no ranking Wikiaves, principal site de observação de pássaros do Brasil e terceiro do mundo, e brigava de igual para igual com Ubatuba, considerada a capital brasileira dos Birdwatchers. Ficava atrás somente de duas cidades do Amazonas: Presidente Figueiredo e Manaus, que recebem turistas do mundo todo o ano inteiro.

Atualmente, a cidade vem perdendo posições e, no intervalo de dois anos para cá, perdeu mais de dez, se colocando atualmente em 15º lugar, classificação modesta, se comparada com o 4ª lugar já obtido. Veja os detalhes no gráfico abaixo:


Para que a cidade não perca mais posições e saia da queda livre, é necessário não esquecer de uma das essências do birdwatching, que é registrar pássaros para contribuir com o conhecimento e conservação da espécie e, por isso, fotografar aves bonitinhas e coloridas muitas vezes não serve. "Antes havia um grupo destinado a manter Peruíbe no topo do site. Não sei o que aconteceu com eles: sumiram. Hoje, parece que os interesses são outros", falou o biólogo Wilson Jr, que visita Peruíbe desde 2001.

Muita gente já passou por aqui e contribuiu para que as aves de Peruíbe fossem conhecidas, publicando diversos trabalhos e artigos científicos.

Antonio Silveira frequenta a região desde 1991 e tem um site que abriga quatro listas de aves de Peruíbe, provavelmente as primeiras listas da cidade: 1-Aves da Juréia, 2- Aves do Guaraú, 3- Aves do Tingão e Dedo de Deus e 4- Aves da Zona Rural de Peruíbe.

Bruno Lima é biólogo e visita Peruíbe desde 2004. Fez diversos artigos explicando o comportamento de algumas espécies de aves do Guaraú e falou pela primeira vez dos Guarás no bairro, citado no livro "Guarás-vermelho no Brasil", de Robson Silva e Silva. Esteve presente e registrou o raríssimo Tauató-Pintado, gavião considerado extinto em todo o sudeste brasileiro. Foi um dos primeiros a trazer a imprensa para fazer matérias de aves na cidade. É autor de uma lista de aves observadas na Trilha do Costão.

Pedro Develey é autor do famoso livro “Aves da Grande São Paulo”. Por aqui, participou do livro “Juréia-Itatins – Ambiente físico, fauna e flora”, com o artigo “Aves da Juréia”. Ele foi o primeiro a fazer a observação do Tauató-Pintado em Peruíbe, mas não conseguiu registrá-lo com foto ou som, restando apenas o relato.

Apesar da queda no ranking, o Birdwatching continua existindo na cidade e algumas visitas são feitas por conta própria, sem procurar guias especializados ou monitores ambientais, já que a cidade é rodeada por áreas verdes.

É importante que as pessoas continuem registrando novas especies e postando as suas fotos no Wikiaves, que é uma importante ferramenta de divulgação, visto no mundo todo. Uma boa colocação no site serve de vitrine para atrair mais turistas.

De acordo com as listas da cidade, existem muitas espécies não registradas que estão cantando e voando por ai, sem que ninguém as observe.

Até hoje, Peruíbe registrou para o Wikiaves 406 espécies diferentes, no total de 5.259 fotografias feitas na cidade.

Veja abaixo quem mais registrou espécies e contribuiu para divulgar a cidade à comunidade do Wikiaves.

 REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE NOVAS ESPÉCIES PARA PERUÍBE/SP

fonte: estatísticas wikiaves: www.wikiaves.com



Birdwatcher Cidade onde mora Nº Espécies



Registradas
1 Bruno Lima Ciudad Juarez (MEX) 155
2 Alexandre Faitarone Jaguariuna /SP 45
3 Márcio Ribeiro da Silva Peruíbe/SP 19
4 Emerson Kaseker São Paulo/SP 19
5 Demis Bucci GuarulhosSP 14
6 Flávio Guglielmino São Paulo/SP 10
7 Arthur Macarrão Santo André /SP 9
8 Elizabeth Henriques São Paulo/SP 7
9 Luiz Rondini São Paulo/SP 6
1 Guilherme Serpa Rio de Janeiro /RJ 6
10 Eduardo Joel (Edu) Indaiatuba/SP 5
11 Johannes Heinrich Nuñes Osasco/SP 3
12 João Marcelo Santa Bárbara D'oeste/SP 3
13 Carlos Gussoni Rio Claro/SP 3
14 Miguel Magro Santo André /SP 3
15 Fábio Barata Peruíbe/SP 3
16 Gabriel Leite Manaus/AM 2
17 Mario Nunes (Pararê) Cananéia /SP 2
18 Francisco Kallen Campos do Jordão /SP 2
19 Rafael Fortes São Bento do Sapucaí 2
20 Amarildo Jordão Barueri/SP 2
21 Luiz Ribenboin Resende /RJ 2
22 Flavio Souza São Paulo/SP 2
23 Rodrigo Augusto Rio Casca /MG 2
24 Lindolfo Souto São Vicente/SP 2
25 Horácio de Almeida São Paulo/SP 2
26 Diogo Lagroteria Manaus/AM 2
27 Silvio F.C. Rosatti São Carlos/SP 2
28 Sandra Cesari São Paulo/SP 2
29 Roberto Duarte São Bernardo do Campo/SP 2
30 Walter Mello Praia Grande/SP 2
31 Rafael Bessa Rio de Janeiro /RJ 1
32 Marcos Ribeiro São Paulo/SP 1
33 Thiago Nascimento Peruíbe/SP 1
34 Douglas Bete Sorocaba/SP 1
35 João Pedro S. Rosatti São Carlos/SP 1
36 Evaldo Cesari São Paulo/SP 1
37 Guto Baliero São Paulo/SP 1
38 Marcelo Marcelino Caieiras/SP 1
39 Eli Caicedo & Libório Peruíbe/SP 1
40 Cláudia Brasileiro São Paulo/SP 1
41 Amilton Aguiar Peruíbe/SP 1
42 Vi Neves Taboão da Serra/SP 1
43 Rodrigo Mdureira Ribeiro São Paulo/SP 1
44 Marco G. Silva São Paulo/SP 1
45 Nerestor J. Camargo Santos/SP 1
46 Ronaldo Rodrigues de Moraes São Paulo/SP 1
47 Glauco Tonello Barra Bonita/SP 1
48 Jo Bernardes São Paulo/SP 1

NOVOS REGISTROS SONOROS PARA O MUNICÍPIO DE PERUÍBE/SP

Fonte: estatísticas wikiaves: www.wikiaves.com


Birdwacther Cidade onde mora Nº de espécies



registradas
1 Bruno Lima Ciudad Juarez /MEX 70
2 Márcio Ribeiro da Silva Peruíbe/SP 61
3 Arthur Macarrão Santo André/SP 6
4 Marco Cruz Taubaté/SP 5
5 Roberto Galacci Jundiai/SP 5
6 Rafael Bessa Rio de Janeiro /RJ 4
7 Guilherme Serpa Rio de Janeiro /RJ 3
8 Emerson Kaseker São Paulo/SP 3
9 Demis Bucci Guarulhos/SP 2
10 Fernando Igor de Godoy São Paulo/SP 2
11 Guilherme Soares Barretos/SP 2
12 Priscilla Esclarski Fênix/PR 2
13 Eduardo Alexandrino Piracicaba/SP 1
14 Rodrigo Y Castro São Paulo/SP 1


Texto e foto:     Márcio Ribeiro
Fonte: www.wikiaves.com

Comentários

Jornal Bemtevi disse…
Atenção:
Algumas pessoas acham que deveriam estar na lista por que registraram espécies em Peruíbe.
Mas, na lista, só consta o nome daqueles que registraram UMA NOVA ESPÉCIE PARA O MUNICÍPIO.

Postagens mais visitadas deste blog

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Peruibe terá mutirão solidário para pessoas e pets realizado pela ONG MRSC e prefeitura

A grande ação solidária acontece no dia 20 de novembro, em celebração ao Dia Mundial dos Pobres,  das 8h às 15h oferecendo café da manhã, almoço, atendimento de saúde para humanos e para pets. O próximo dia 20 de novembro não será marcado apenas como um feriado nacional, ele também  terá uma grande ação solidária em Peruíbe promovida pela Prefeitura da cidade em conjunto com a  ONG Moradores de Rua e Seus Cães e outras instituições com a missão de promover o Dia Mundial  dos Pobres. Mais de 10 serviços serão oferecidos das 8h às 15h, entre eles café da manhã, almoço, corte de  cabelo, doação de roupas, atendimento médico, espaço para oração, recreação para crianças e todo  atendimento a pets de rua ficará por conta da MRSC que levará distribuição de ração, ração úmida,  guias, coleiras, anti pulgas, carrapaticida, vermífugo e vacinas V8 e V4 para gatos. Com quase 200 voluntários espalhados por 14 cidades brasileiras e muitos deles presentes no Litoral...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

‘Solo + Fértil’ aumenta a produtividade agrícola em municípios paulistas

Técnicas relativamente simples na agricultura, a análise e a correção de solo são incentivadas pela Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) por meio do Programa Solo + Fértil, que visa, em médio prazo, um aumento mínimo de 20% da produtividade agrícola do Estado de São Paulo. Realizado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o Solo + Fértil tem como objetivo promover as utilizações da calagem e da adubação em todas as unidades de produção agropecuária do estado, estimulando agricultores, especialmente os de pequeno e médio portes, a fazer análise de seus solos. Somente no primeiro semestre deste ano, o programa já atendeu 424 produtores rurais, de 26 municípios paulistas. “Mais do que uma ação técnica, o Solo + Fértil é um incentivo para que os agricultores conheçam melhor suas áreas produtivas. É um gesto de carinho com a terra, que, bem tratada, responde à altura. Um solo cansado pode ser recuperado e, com análise e correção de sua acidez, conseguimos orientar ...