Pular para o conteúdo principal

Peruíbe perde 11 posições no ranking Wikiaves



 Há quatro anos, Peruíbe estava em 4º lugar no ranking Wikiaves, principal site de observação de pássaros do Brasil e terceiro do mundo, e brigava de igual para igual com Ubatuba, considerada a capital brasileira dos Birdwatchers. Ficava atrás somente de duas cidades do Amazonas: Presidente Figueiredo e Manaus, que recebem turistas do mundo todo o ano inteiro.

Atualmente, a cidade vem perdendo posições e, no intervalo de dois anos para cá, perdeu mais de dez, se colocando atualmente em 15º lugar, classificação modesta, se comparada com o 4ª lugar já obtido. Veja os detalhes no gráfico abaixo:


Para que a cidade não perca mais posições e saia da queda livre, é necessário não esquecer de uma das essências do birdwatching, que é registrar pássaros para contribuir com o conhecimento e conservação da espécie e, por isso, fotografar aves bonitinhas e coloridas muitas vezes não serve. "Antes havia um grupo destinado a manter Peruíbe no topo do site. Não sei o que aconteceu com eles: sumiram. Hoje, parece que os interesses são outros", falou o biólogo Wilson Jr, que visita Peruíbe desde 2001.

Muita gente já passou por aqui e contribuiu para que as aves de Peruíbe fossem conhecidas, publicando diversos trabalhos e artigos científicos.

Antonio Silveira frequenta a região desde 1991 e tem um site que abriga quatro listas de aves de Peruíbe, provavelmente as primeiras listas da cidade: 1-Aves da Juréia, 2- Aves do Guaraú, 3- Aves do Tingão e Dedo de Deus e 4- Aves da Zona Rural de Peruíbe.

Bruno Lima é biólogo e visita Peruíbe desde 2004. Fez diversos artigos explicando o comportamento de algumas espécies de aves do Guaraú e falou pela primeira vez dos Guarás no bairro, citado no livro "Guarás-vermelho no Brasil", de Robson Silva e Silva. Esteve presente e registrou o raríssimo Tauató-Pintado, gavião considerado extinto em todo o sudeste brasileiro. Foi um dos primeiros a trazer a imprensa para fazer matérias de aves na cidade. É autor de uma lista de aves observadas na Trilha do Costão.

Pedro Develey é autor do famoso livro “Aves da Grande São Paulo”. Por aqui, participou do livro “Juréia-Itatins – Ambiente físico, fauna e flora”, com o artigo “Aves da Juréia”. Ele foi o primeiro a fazer a observação do Tauató-Pintado em Peruíbe, mas não conseguiu registrá-lo com foto ou som, restando apenas o relato.

Apesar da queda no ranking, o Birdwatching continua existindo na cidade e algumas visitas são feitas por conta própria, sem procurar guias especializados ou monitores ambientais, já que a cidade é rodeada por áreas verdes.

É importante que as pessoas continuem registrando novas especies e postando as suas fotos no Wikiaves, que é uma importante ferramenta de divulgação, visto no mundo todo. Uma boa colocação no site serve de vitrine para atrair mais turistas.

De acordo com as listas da cidade, existem muitas espécies não registradas que estão cantando e voando por ai, sem que ninguém as observe.

Até hoje, Peruíbe registrou para o Wikiaves 406 espécies diferentes, no total de 5.259 fotografias feitas na cidade.

Veja abaixo quem mais registrou espécies e contribuiu para divulgar a cidade à comunidade do Wikiaves.

 REGISTROS FOTOGRÁFICOS DE NOVAS ESPÉCIES PARA PERUÍBE/SP

fonte: estatísticas wikiaves: www.wikiaves.com



Birdwatcher Cidade onde mora Nº Espécies



Registradas
1 Bruno Lima Ciudad Juarez (MEX) 155
2 Alexandre Faitarone Jaguariuna /SP 45
3 Márcio Ribeiro da Silva Peruíbe/SP 19
4 Emerson Kaseker São Paulo/SP 19
5 Demis Bucci GuarulhosSP 14
6 Flávio Guglielmino São Paulo/SP 10
7 Arthur Macarrão Santo André /SP 9
8 Elizabeth Henriques São Paulo/SP 7
9 Luiz Rondini São Paulo/SP 6
1 Guilherme Serpa Rio de Janeiro /RJ 6
10 Eduardo Joel (Edu) Indaiatuba/SP 5
11 Johannes Heinrich Nuñes Osasco/SP 3
12 João Marcelo Santa Bárbara D'oeste/SP 3
13 Carlos Gussoni Rio Claro/SP 3
14 Miguel Magro Santo André /SP 3
15 Fábio Barata Peruíbe/SP 3
16 Gabriel Leite Manaus/AM 2
17 Mario Nunes (Pararê) Cananéia /SP 2
18 Francisco Kallen Campos do Jordão /SP 2
19 Rafael Fortes São Bento do Sapucaí 2
20 Amarildo Jordão Barueri/SP 2
21 Luiz Ribenboin Resende /RJ 2
22 Flavio Souza São Paulo/SP 2
23 Rodrigo Augusto Rio Casca /MG 2
24 Lindolfo Souto São Vicente/SP 2
25 Horácio de Almeida São Paulo/SP 2
26 Diogo Lagroteria Manaus/AM 2
27 Silvio F.C. Rosatti São Carlos/SP 2
28 Sandra Cesari São Paulo/SP 2
29 Roberto Duarte São Bernardo do Campo/SP 2
30 Walter Mello Praia Grande/SP 2
31 Rafael Bessa Rio de Janeiro /RJ 1
32 Marcos Ribeiro São Paulo/SP 1
33 Thiago Nascimento Peruíbe/SP 1
34 Douglas Bete Sorocaba/SP 1
35 João Pedro S. Rosatti São Carlos/SP 1
36 Evaldo Cesari São Paulo/SP 1
37 Guto Baliero São Paulo/SP 1
38 Marcelo Marcelino Caieiras/SP 1
39 Eli Caicedo & Libório Peruíbe/SP 1
40 Cláudia Brasileiro São Paulo/SP 1
41 Amilton Aguiar Peruíbe/SP 1
42 Vi Neves Taboão da Serra/SP 1
43 Rodrigo Mdureira Ribeiro São Paulo/SP 1
44 Marco G. Silva São Paulo/SP 1
45 Nerestor J. Camargo Santos/SP 1
46 Ronaldo Rodrigues de Moraes São Paulo/SP 1
47 Glauco Tonello Barra Bonita/SP 1
48 Jo Bernardes São Paulo/SP 1

NOVOS REGISTROS SONOROS PARA O MUNICÍPIO DE PERUÍBE/SP

Fonte: estatísticas wikiaves: www.wikiaves.com


Birdwacther Cidade onde mora Nº de espécies



registradas
1 Bruno Lima Ciudad Juarez /MEX 70
2 Márcio Ribeiro da Silva Peruíbe/SP 61
3 Arthur Macarrão Santo André/SP 6
4 Marco Cruz Taubaté/SP 5
5 Roberto Galacci Jundiai/SP 5
6 Rafael Bessa Rio de Janeiro /RJ 4
7 Guilherme Serpa Rio de Janeiro /RJ 3
8 Emerson Kaseker São Paulo/SP 3
9 Demis Bucci Guarulhos/SP 2
10 Fernando Igor de Godoy São Paulo/SP 2
11 Guilherme Soares Barretos/SP 2
12 Priscilla Esclarski Fênix/PR 2
13 Eduardo Alexandrino Piracicaba/SP 1
14 Rodrigo Y Castro São Paulo/SP 1


Texto e foto:     Márcio Ribeiro
Fonte: www.wikiaves.com

Comentários

Jornal Bemtevi disse…
Atenção:
Algumas pessoas acham que deveriam estar na lista por que registraram espécies em Peruíbe.
Mas, na lista, só consta o nome daqueles que registraram UMA NOVA ESPÉCIE PARA O MUNICÍPIO.

Postagens mais visitadas deste blog

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Verão no Clima leva shows, corridas e educação ambiental a sete cidades do Litoral Paulista em janeiro

O Projeto Verão no Clima inicia em 2026 com programação intensa no Litoral Sul, na Baixada Santista e no Litoral Norte. Os eventos gratuitos buscam promover o esporte, a conscientização ambiental e a cultura, reunindo DJs, bandas e artistas da região. As cidades que vão receber o circuito itinerante em janeiro são Peruíbe (8), Bertioga (10), Ilha Comprida (15), Praia Grande (17), Ubatuba (24), Santos (28) e Guarujá (31). Além das ações de educação ambiental e atrações culturais, alguns municípios recebem o maior circuito gratuito de corridas do verão. As inscrições são gratuitas e limitadas no site da Ticket Sports. O cuidado com o meio ambiente está no centro do projeto. Em todas as cidades do circuito, o Verão no Clima promove ações de conscientização e boas práticas de descarte correto de resíduos. A programação inclui mutirão de educação ambiental e atividades lúdicas, incentivando adultos e crianças a manter as praias limpas. No decorrer do dia, artistas assumem o palco e animam o...

Pairando pela história: Praças como monumentos

As praças contemporâneas cravadas na área central e periférica dos municípios levam nomes de datas ou pessoas importantes para a história local e até mesmo nacional e mundial. Um grande exemplo disso são as praças que ao longo do nosso país levam o nome de Melvin Jones e 15 de novembro. Melvin Jones foi o fundador do Lions Club, importante Associação de Clubes criada em 1917, cujo um dos principais objetivos é “Servir a comunidade e atender as necessidades humanas, fomentar a paz e promover a compreensão mundial.” O principal lema que Melvin Jones defendia era: "Você não pode ir muito longe enquanto não começar a fazer algo pelo próximo". Em Peruíbe, a Praça Mevin Jones está localizada na Avenida Mário Covas Júnior sem número centro, onde hoje esta Localizado o CIT (Centro de Informações Turísticas). A maioria dos municípios que possuí o Lions Club possui uma praça dedicada ao seu fundado. As praças 15 de novembro na grande maioria são referências centrais em vários mun...

A 7ª Parada de Natal de Peruíbe esse ano será na Orla da Praia

As festividades de Natal esse ano continuam com tudo! Em sua 7ª edição, a Parada de Natal em Peruíbe acontecerá na Orla da Praia pela primeira vez na história da cidade, nos dias 21 e 22 de dezembro, a partir das 20h. Tradicionalmente, a Parada de Natal de Peruíbe reúne milhares de pessoas, entre famílias de moradores e turistas, que acompanham de perto o desfile com todas as apresentações de danças, performances e, claro, a passagem do bom velhinho, que é sempre um dos momentos mais esperados da Parada. O projeto Natal na Praia foi criado pela Prefeitura em 2017 e segue sendo uma das principais iniciativas que a cidade oferece e que tem muita adesão de toda a população e dos visitantes também. Esse ano também acontecerá a Feira de Produtos Natalinos com produtos exclusivos e personalizados do Natal na Praia, feitos pelos empreendedores da cidade, além de food trucks, para movimentar ainda mais a economia local. A 7ª Parada de Natal de Peruíbe acontecerá nos dias 21 e 22 de dezembro, à...