Pular para o conteúdo principal

Governo de SP quer construir na Juréia


      Após muitas ameaças de destruição das casas na Juréia e apesar da proibição de construir ou reformar a casa dos moradores que estão lá desde antes da criação da Unidade de Conservação (UC), o governo do Estado de São Paulo pretende ampliar o alojamento para pesquisadores do Núcleo Grajaúna, localizado em uma das áreas mais preservadas da Estação Ecológica de Juréia-Itatins.
     A denúncia é feita pela União dos Moradores da Juréia (UMJ) e pela Associação dos Jovens da Juréia (AJJ) que requerem a suspensão imediata da obra, que é promovida pela administração da Estação Ecológica e por órgãos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Além disso, propõem uma discussão para que a construção do alojamento seja feita em outra área que não prejudique a convivência social e atividades dos moradores caiçaras.
      Segundo eles, a obra é mais uma forma de intimidação e constrangimento causados contra a comunidade local, no caso, ao Sr. Onésio do Prado, morador tradicional do Grajaúna/Praia do Una, que  vive ali desde antes a criação UC.
     A Obra vai impedir o único acesso à praia que o morador tem e a obstrução de trilhas para roça, lenha e área de lazer, utilizadas pela comunidade. 
      Para conseguir apoio, criaram um abaixo assinado online e pretendem chegar a 5 mil assinaturas. No documento que circula na internet, criado por Adriana Lima, há uma crítica contra a base dos pesquisadores “Na verdade, a base operacional, ao longo dos anos, mais serviu para fiscalizar a vida dos moradores da redondeza e impor-lhes medo e intimidação, inviabilizando a permanência e impondo a mudança para periferias de cidades próximas, assim como aconteceu nas comunidades da Cachoeira do Guilherme, Aguapeú, Rio das Pedras, Praia do Una, Guarauzinho, parnapoã e Grajauna..."
     A reportagem do Jornal Bem-Te-Vi mandou um e-mail para a administração da Juréia, pedindo explicações, mas , até o fechamento desta edição, não obteve resposta. 
    Os recursos da obra foram obtidos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Comunidade se une e obra é paralisada


   Neste domingo (17) cerca de 50 pessoas foram até o Grajaúna e paralisaram a obra de reforma e ampliação. Representantes da comunidade disseram que só vão deixar o local após ter suas reivindicações atendidas.

      Na segunda (18), receberam os gestores Otto Hartung e Messias dos Santos, indicados para representar a Fundação Florestal. Após dialogo com a comunidade, ficou acordado que as obras, tanto do Grajauna como a do Rio verde, ficarão paradas  até que se resolva quais medidas serão tomadas.



Texto e postagem: Márcio Ribeiro
Fotos: Cleiton do Prado Carneiro

Comentários

Unknown disse…
Esse governo psdb do estado de são paulo quer acabar com tudo mesmo , pra quem rouba até merenda da escola das crianças não é dificil acabar com o que resta de natureza em nosso estado , principalmente a nossa juréia , tem que ser preservada e não destruida como geraldo alckmin planeja fazer , força povo caiçara, fora governo de ladrões já

Postagens mais visitadas deste blog

Peruíbe é fantástica!

Você já imaginou encontrar num mesmo local, praias, ilhas, cachoeiras, rios e um dos melhores ares do mundo, a poucos km da capital? Nossa cidade tem tudo isso e muito mais. Temos um povo acolhedor, com muita história e tradição. Comidas típicas de sabores únicos, as mais belas paisagens, diversos pontos turísticos e outras maravilhas que você só poderá desfrutar se vier nos visitar. Está esperando o que para conhecer a ‘Terra da Eterna Juventude’? #VemPraCá !

Detran de Peruíbe emite credencial para idoso

Para estacionar em lugares públicos, com vagas destinadas a idosos ou deficientes físicos, é obrigatório uso de credencial. Se o veículo não estiver com o cartão fixado no painel da parte frontal do carro, o ato é considerado infração leve e o valor da multa é de R$ 54,00.  A Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, disponibiliza aos munícipes acima de 60 anos credencial de identificação para o idoso.  O público da terceira idade que ainda não tem o cartão deve se dirigir ao Detran, localizado na Rua Terezinha Rodrigues Kalil, 607, no bairro da Estação.  O horário de atendimento é das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Tanto condutores como passageiros podem solicitar a credencial, desde que tenham pelo menos 60 anos. Para isso os documentos necessários são RG e comprovante de residência, sendo que o cartão é emitido em apenas alguns. Texto e foto: Divulgação Imprensa PMP

Google maps fotografa pontos luminosos na Juréia

   Verdes, azuis e amarelas. Estas são as cores das luzes estranhas fotografadas pelo satélite da  Google maps em cima do céu da Juréia. Estão em muitos lugares.        Está duvidando? Estas aparições estão lá, acessíveis em todos os computadores do mundo, disponíveis no Google maps.   Basta acessar,ver e crer. Um único ponto verde na praia do Juquiázinho      Para você que vai pegar o computador e dar uma checadinha, o Jornal Bem- te-vi vai te ajudar a identificar os locais.        As luzes estão localizadas em pontos estratégicos, pois uma está bem na restinga do Guaraú, enquanto outra está localizada no trio de praias fechadas da Juréia:  Juquiá-Paranapoa- Praia Brava.        É possível vê-las principalmente ao longo da Estrada que corta  a Serra dos Itatins e também na estrada que vai para o Barra do Una. Três pontos luminosos na cor azul formando um triângulo      Na crista da Serra elas também estão lá. Tanto as azuis, quanto as verdes e até as vermelhas,  i

Serviços de manutenção da iluminação pública de Peruíbe possui novo telefone para atendimento

Se você precisa utilizar os serviços de reparo da iluminação pública nas ruas e avenidas de Peruíbe, ou quer saber mais detalhes sobre o funcionamento desse setor, entre em contato pelo novo número 0800-000-0209 .  A prefeitura publicou em suas redes sociais que em até 72 horas o problema será solucionado. 

Karina Lopes: força do empreendedorismo feminino é destaque no Litoral Sul de São Paulo

Conciliar carreira e família nem sempre é fácil. O empreendedorismo feminino tem sido a força impulsionadora da economia global nesses últimos anos e as mulheres constantemente estão criando negócios inovadores em diversos setores e desafiando estereótipos de gênero, provando que são capazes de liderar e competir.  Segundo o relatório “Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022”, o Brasil atingiu seu pico no número de mulheres donas de negócios no terceiro trimestre de 2022, com um total de 10,3 milhões de mulheres. Nesse trimestre, as mulheres responderam por 34,4% do total de donos de negócios no país. “Muitas vezes nós nos perguntamos: será que estou no rumo certo? Será que estou nadando, nadando e vou acabar morrendo na praia? E nesse instante a resposta chega, seja através de uma mensagem ou ligação, dizendo que o seu movimento transformou a realidade de uma mulher, de uma família. E é aí que você vai sentir que foi a agente transformadora e esse será o seu combustível para conti