Home Notícias Jornal BEM-TE-VI entrevista Tenente da PM de Peruíbe

Jornal BEM-TE-VI entrevista Tenente da PM de Peruíbe

519
0
SHARE

O Tenente da Sede da Polícia Militar de Peruíbe, José Romeu Dutra, cedeu entrevista ao Jornal BEM-TE-VI e explicou diversos assuntos sobre segurança pública.

Boletim de Ocorrência


Ao ser furtada ou roubada, a vítima tem o dever de registrar o boletim de ocorrência? Muitas pessoas deixam de fazer o B.O por falta de esperança em recuperar o objeto roubado ou até mesmo por medo de perseguição do bandido. Qual é o incentivo da Polícia Militar?

“A gente realiza reuniões no CONSEG(Conselho Comunitários de Segurança), nas Associações de Bairros para justamente para ter e passar essas informações e incentivar aos moradores a registrar o boletim de ocorrência, por menor que seja o valor do furto ou roubo. Sei o quanto fazer isso leva tempo na delegacia, mas se puder fazer isso no ato do crime é muito importante para nós e para a vítima”.

Dicas de Segurança

No site www.policiamilitar.sp.gov.br está disponível no canto direito da página, no link Dicas de Segurança, um arquivo em PDF com 129 páginas, explicando como ficar atento a 50 tipos de situações diferentes, de A a Z, item por item.

“Baixa o arquivo, dá uma lida que realmente ali é um passo a passo de N situações e cada um tem sua caracterização. Se você fizer, o que nós chamamos de segurança básica ou primária, você poderá evitar ser vítima de algum crime”, relata o Tenente.

Estatística

Se formos acompanhar a criminalidade só pela estatística, o Tenente explica que os números assustam em uma cidade como Peruíbe. “Por isso eu tomo muito cuidado ao passar índices e prefiro passar situações”.

“Um exemplo é que vem aumentando o número de roubos e furtos de veículos em Peruíbe. Só que comparando com São Paulo que é média mais de 400 veículos por dia, aqui na cidade é de 2 a 3”.

Dutra explica que mesmo que a PM prenda um ladrão roubando em flagrante, conta no índice como roubo. “Se eu prender 10 pessoas roubando em flagrante, mesmo assim na estatística conta como roubo”, afirma.

Prevenção

Infelizmente, a PM está sempre tendo que atender casos de problemas sociais, como brigas de casais e acaba deixando de fazer que é em primeiro lugar a prevenção dos crimes nos bairros.
“Cerca de 90% das ligações que recebemos do 190 é briga de casal”, explica o PM.

Disk Sempre


Mesmo assim, quando perceber situação de perigo seja a si próprio ou a outras pessoas, o Tenente afirma com precisão: “Percebeu situação de perigo? Ligar sempre o 190 e aguardar que vamos até o local da ocorrência”.



Nota: Essa entrevista foi divulgada em março, na edição treze, no jornal impresso.


Foto: Luiz Pinheiro (www.peruibedigital.com.br)
Texto e Edição: Lucas Galante

LEAVE A REPLY