Pular para o conteúdo principal

PRAZER AOS SENTIDOS

DEGUSTAÇÃO


Quando falamos em degustar um vinho já imaginamos aquele cara com postura esnobe, sentado na mesa e falando, falando, falando sobre o aroma de couro no vinho, a cor rubi-violácea e o retro-olfado de especiarias, ou seja, um chato. Conhecido como enochato.

Esse tipo de postura assusta os mais leigos e não raras vezes os distância do mundo do vinho. Porém, a análise do vinho nada mais é do que uma forma de aproveitar ainda mais o prazer que este pode proporcionar. 

De uma forma resumida vou fazer um roteirinho que você, leitor, poderá seguir na sua próxima degustação e depois me diga se notou a diferença.

A primeira coisa é olhar, ver o vinho, e a melhor forma de vê-lo é levantando o copo e coloca-lo contra a luz, a lâmpada é a fonte mais usada.

O que ver? Têm resto de rolha no vinho, ele tá limpinho ou existe alguma sujeira.

Lágrimas ou pernas? Isso é bem legal. Pega-se a taça e delicadamente a deite de forma que o líquido molhe as paredes do copo, ao voltar à vertical a descida dessa lágrima indicará o teor alcoólico, caso sejam “preguiçosas” indicam um maior teor alcoólico. Enquanto as que tiverem maior fluidez indicam a menor presença de álcool.

Agora que você já notou que seu vinho está tranquilo vamos à segunda parte: O olfato, esse responsável por grande prazer, é de suma importância. 
No “cheiro” podemos detectar qualidades e defeitos. 


Rápida comparação; se frutas e sucos possuem aromas específicos o mesmo NÃO ocorre com o vinho, justamente por ele não provir de uma linha direta com a planta. Passou por importantes etapas, como a vinificação e fermentação que deram ao vinho riqueza de aromas próprios e não óbvios.

Pode ser feito ainda o exame de fundo de copo, quando estiver vazio, que permitirá sentir a persistência dos componentes aromáticos livres da presença do álcool.

Dessa forma, poderá ser feita de maneira plena a avaliação da bebida quanto à sua qualidade, intensidade e persistência.

A terceira e é última (e mais esperada) é o gosto! Este diretamente ligado a nossa língua, nos permite sentir, como estudado na escola, o doce, salgado, amargo e o ácido.

Mas além dessas quatro temos mais duas sensações ligadas ao sabor: as tácteis (fluidez, untuosidade, aspereza e maciez).
E a térmica que pode indicar frio, pseudofrio (efervescência), calor e pseudocalor (álcool)

A avaliação gustativa deve terminar com uma apreciação do conjunto de todas as avaliações analíticas feitas antes, de forma a se ter uma conclusão final globalizante, quando serão considerados três aspectos do gosto: 
Equilíbrio = acidez + álcool + taninos.

Logo, quanto mais equilíbrio houver mais será o prazer proporcionado pelo vinho.

Vamos, tentem!!! É divertido e muito prazeroso.



Autora: Bruna Held 

Bruna Cristina de Held é estudante da ABS - Associação Brasileira de Sommeliers do Estado de São Paulo.
Engajada na missão de tornar os momentos à mesa inesquecíveis,  unindo alma e técnica.

Contato: brunaheld@gmail.com



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. 🌿 Durante os três dias de festival: Sexta-feira: os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo: as gravações conti...

Festival em Peruíbe reúne reggae, cultura e economia criativa em nova edição histórica

Festival Reggae & Arte – Economia em Movimento A tradicional Festa Reggae de Peruíbe, que completa 20 anos de história em 2025, ganha um novo formato e identidade. O Festival Reggae & Arte: Economia em Movimento será realizado nos dias 20 e 21 de setembro, no novo Parque Turístico de Peruíbe, reunindo música, cultura, empreendedorismo e sustentabilidade em uma proposta integrada de impacto social e valorização territorial. O festival se consolida como um patrimônio cultural do litoral sul de São Paulo e, nesta edição especial, conta com o patrocínio do Ministério do Empreendedorismo, sendo realizado pelo projeto Roots Rockers, Prefeitura Municipal e Instituto Ambiecco. Com entrada gratuita, o evento busca fortalecer a economia local, estimular o turismo cultural e promover a inclusão por meio de uma programação diversa, acessível e conectada com os desafios contemporâneos. Programação: 20 de setembro (sábado) - 08h00 – Limpeza de Praia com concentração no Parque Turístico de Pe...

Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo’ amplia prazo de inscrições

  CATI receberá amostras de produtores paulistas até 10 de outubro, para cafés arábica, e 17 de outubro, para canephora     A oportunidade para que cafeicultores paulistas obtenham reconhecimento estadual e alavanquem seus negócios acaba de ser estendida. As inscrições para o “24º Concurso Estadual Qualidade do Café de São Paulo” seguem abertas, com prazos ampliados. Para concorrer, produtores devem entregar suas amostras e confirmar participação nas Casas da Agricultura ou Regionais da Diretoria de Assistência Técnica Integral (CATI) mais próximas.     É possível participar com apenas uma amostra em cada umas destas cinco categorias:     1. Coffea arabica – Convencional – preparados por via seca (café natural);     2. Coffea arabica – Convencional – preparado por via úmida (café cereja descascado e/ou despolpado);     3. Coffea arabica – Convencional – preparados via fermentação induzida (café fermentado);     4. Coffea arabica – Orgânico – independente da...

Peruíbe conquista Selo FACILITASP Bronze e segue em busca do Ouro

(Da esquerda para a direita): Diretor da SEIC - Marcelo Prates, Secretário da SEIC - Paulinho da TV, Diretora Regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento - Rosângela Gibelato, Prefeito de Peruíbe - Felipe Bernardo e Diretor Mateus Rabelo. Peruíbe foi reconhecida, nesta quarta-feira (24) com o Selo de Bronze do Programa FACILITASP, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que valoriza as cidades que se destacam pela eficiência, inovação e desburocratização de processos públicos. A cerimônia de entrega aconteceu no Auditório Internacional da USP, em São Paulo, e contou com a presença do prefeito Felipe Bernardo, do Secretário da Secretaria Municipal de Emprego Indústria e Comércio, Paulo Carlos de Oliveira Júnior, conhecido como Paulinho da TV, além de autoridades estaduais e representantes dos municípios contemplados. Na Baixada Santista, apenas quatro cidades receberam o reconhecimento, e Peruíbe está entre elas. O FACILITASP tem como objetivo...

Feira do Produtor Rural fortalece agricultura familiar e transforma a vida de famílias em Peruíbe

Peruíbe, conhecida por suas praias e belezas naturais, também vem se destacando em outra frente: a agricultura familiar. Desde 2021, a Feira do Produtor, realizada todas às quartas-feiras na Praça Matriz, tem mudado a vida de pequenos agricultores e artesãos da cidade. São mais de 30 famílias beneficiadas pelo projeto, que conta com apoio da Prefeitura de Peruíbe e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura. Além de um espaço permanente para comercialização, os produtores receberam capacitação pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em manejo, empreendedorismo, administração e finanças, garantindo qualidade nos produtos e sustentabilidade nos negócios. A Feira do Produtor Rural oferece desde hortaliças, frutas, mel, ovos caipiras, queijos e laticínios artesanais até peças de artesanato e produtos sustentáveis, incentivando a população e turistas a consumirem alimentos frescos, livres de agrotóxicos e produzidos no próprio município. Entre as histórias de transfo...