Pular para o conteúdo principal

Veja o que sobrou da linha férrea de Peruíbe; onde trilhava o progresso


A linha do trem que liga Santos a Juquiá está abandonada. Não há estações funcionando, passageiros, trens e, em alguns trechos, nem trilhos. Este importante meio de transporte ajudou no desenvolvimento de diversas cidades da região e também do Vale do Ribeira. 

Para ver como ela está atualmente, focando o trecho de Peruíbe mostraremos como estão as quatro estações que existiam na cidade.

Começando pela entrada da cidade, temos a estação do Taniguá, que já foi um importante ponto de parada e que hoje está a mercê do mato e do abandono total. Esta grandiosa estação está em ruínas em meio a árvores de Embaúvas. Parado em frente à ela, não é possível visualizar por onde passava o trilho, olhando para o lado de Itanhaém. 


No sentido contrário, a linha férrea foi toda roubada, restando apenas os dormentes apodrecidos pelo tempo e alguns parafusos enferrujados. 




No Prados, a plataforma de embarque e o telhado de sua cobertura ainda resistem ao tempo, mesmo todo furado. 
Esta estação nomeou por muito tempo o local como 77, por conta de ser a parada 77 do trem. 

No trecho que segue sentido ao Centro, a conservação dos trilhos melhora um pouco e destacamos a linha coberta pelo asfalto das avenidas onde há o cruzamento viário.

Quem passa desatento pela marginal da linha férrea, não percebe a plataforma de embarque na Nova Peruíbe. Ela ainda está lá, mas já sem o telhado, assentos, placas, nada! Apenas a plataforma mesmo e com uma escadaria para acessá-la. 

Perto do Postinho do Ribamar estão concentradas duas placas informativas . Uma marca a quilometragem e a outra leva o dizer “Apite PN”, sendo as únicas em todo o trecho de Peruíbe com estes informes. 

Poucos são os que observam os vestígios do passado contrastando com as novas lojas da Avenida Luciano de Bona, que antes já foi um areião. 

Chegando às proximidades da antiga “Vila”, temos a parada de trem que nomeou o bairro da Estação, importante centro comercial da cidade, que não depende da temporada de verão para sobreviver. 

O local está relativamente conservado, pois a Estação passou por uma reforma e foi entregue à população em 2011, mas o seu entorno está tomado pelo lixo e há muitas sacolas espalhadas ao longo do gramado que serviu como pátio de manobras. 

Alguns cobertores na plataforma sugerem que o local vem servindo de abrigo para moradores de rua.

Para os saudosistas e aqueles que têm a esperança de ver a linha novamente ativada, o governo estadual cogita a ideia de implantar o VLT(Veículo Leve Sobre Trilhos). 


 Alguns projetos já foram apresentados e todos eles contemplam de início, o trecho entre Santos e Praia Grande, deixando o Litoral Sul para a segunda parte. Por enquanto, só resta matar saudades do tempo em que o trem apitava e palpitava o coração daqueles que esperavam um ente querido chegar...


NOTA: Esta matéria foi publicada na quarta edição impressa, em junho, no jornal BEM-TE-VI. Logo após sua distribuição, no dia 12 de julho foi divulgada as obras de restauração da Estação Ferroviária . Hoje, o local está com menos moradores de rua  e também está aberto ao público.




Texto e Fotos: Márcio Ribeiro 
Edição: Lucas Galante

Comentários

Unknown disse…
" tempo bom não volta mais saudades " O brasil conseguiu destruir suas ferrovias, o que nos resta e sonhar com o futuro do VLT " veiculo leve sobre trilhos " isso se estaremos vivos para sonhar " VAI BRASIL "

Postagens mais visitadas deste blog

ExpoCannabis Brasil 2025 traz inovação, ciência e cultura para São Paulo

  De 14 a 16 de novembro de 2025, o maior evento da indústria da cannabis da América Latina, a ExpoCannabis Brasil, será realizado no São Paulo Expo. O que é o evento A ExpoCannabis Brasil combina feira de negócios, congressos, painéis científicos e atrações culturais, conectando empresários, investidores, profissionais de saúde, pesquisadores e entusiastas. Segundo os organizadores, o evento é uma vitrine de negócios, ciência, cultura, indústria e política sobre a planta. Programação e palestras em destaque A programação oficial já divulga diversos palcos e áreas de debate, entre eles: “Arena do Conhecimento”, “Fórum Internacional” e “Cannabis é Medicinal”.  Entre as palestras confirmadas para 2025 estão: “Normalizar para regulamentar” com Dave Coutinho e Carol Pereira – Arena do Conhecimento.  “Estratégias Pragmáticas para Redução de Danos no uso de Maconha” com Alice Reis (Girls in Green) – Arena do Conhecimento.  “Planejamento Jurídico para Negócios Di...

Cobertura completa – 2º Festival de Cultura de Paz Itatins e lançamento do selo musical RezAmar

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, acompanhei de perto um dos encontros mais marcantes de espiritualidade, arte e cultura da região: o 2º Festival de Cultura de Paz Itatins, realizado na cidade de Peruíbe (SP), promovido pelo Satta House e em conjunto com os rezadores do RezAmar. Um evento que celebrou a conexão com a natureza, a música medicina e a força das tradições ancestrais. O festival também marcou o lançamento oficial do selo musical RezAmar, um movimento que nasce com o propósito de expandir a Música de Rezo, fortalecendo uma rede de artistas e rezadores comprometidos com mensagens de cura, amor e consciência. Durante os três dias de festival Sexta-feira os primeiros rezos foram gravados em áudio e vídeo com produção profissional. À noite, aconteceu uma cerimônia sagrada com a consagração da medicina da floresta Ayahuasca, conduzida pela Família Águia Vermelha, ao redor da fogueira, em um ambiente de profunda conexão espiritual e musical. Sábado e Domingo as gravações continuaram ...

Sefaz-SP e Polícia Civil desmantelam fraude do Pix praticada por centenas de empresas

  Auditores fiscais da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz- SP ) e policiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC), da Polícia Civil, cumprem, nesta segunda-feira (11), um mandado de busca e apreensão em endereço que concentra as inscrições estaduais de aproximadamente 300 empresas. Participam dos trabalhos 11 auditores, além de 10 policiais. A operação é batizada de ‘Olho no Pix’.   As investigações foram iniciadas em fevereiro de 2024, após um servidor da Delegacia Regional Tributária da Capital (DRTC-III), no Butantã, identificar um pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) por meio de Pix falso. Como o dinheiro não caiu nos cofres da Sefaz- SP  e, consequentemente, o imposto ficou em aberto, o cidadão procurou a delegacia tributária para esclarecer o caso.   Ao identificar a fraude, o fazendário, com a colaboração dos chefes e respon...

Itanhaém recebe programação gratuita de espetáculos para bebês, crianças e jovens

A Catarsis - Arte para Infância e Juventude traz para Itanhaém seu repertório de espetáculos destinados ao público de bebês e infantojuvenil, em circulação pelo estado de São Paulo. A Mostra de Teatro Infantil, contemplada por edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do estado de São Paulo, chega ao Município nos dias 15 e 16 de novembro, com apresentações gratuitas, e abertas ao público interessado em geral. A programação em Itanhaém será toda realizada no Teatro Municipal Eva Wilma, que fica na avenida Condessa de Vimieiros, 1131 - Centro. No dia 15 de novembro (sábado), às 17h, será a vez do espetáculo “O muro de Sam”.  Já no dia 16 (domingo), a programação começa às 11h com o espetáculo para bebês “Brun Blaà” e, à tarde, às 17h, traz ainda a apresentação de “É tudo família!”. Os ingressos gratuitos para os três espetáculos poderão ser retirados antecipadamente pela plataforma Sympla e também ficarão disponív...

Peruíbe sedia o 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista

Evento gratuito reúne ciência, arte e natureza nos dias 10 e 11 de outubro Peruíbe será palco do 5º Festival das Aves Costeiras do Litoral Paulista, que acontece nos dias 10 e 11 de outubro, das 9h às 17h, na Praça da Matriz. Totalmente gratuito, o evento promete dois dias de aprendizado, arte, ciência e muita diversão para toda a família. Reconhecida internacionalmente como a primeira “Cidade das Aves” do Brasil, Peruíbe abriga mais de 500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção, como o papagaio-de-cara-roxa. O título foi concedido por organizações Environment for the Americas e a American Bird Conservancy, em reconhecimento ao engajamento da comunidade e das autoridades locais na conservação dos habitats naturais e na proteção de aves residentes e migratórias. A programação do festival inclui oficinas criativas e educativas, teatro de fantoches, atividades voltadas ao público infantil, além de palestras com especialistas em aves e conservação ambiental. O público também poderá ...