Pular para o conteúdo principal

Veja o que sobrou da linha férrea de Peruíbe; onde trilhava o progresso


A linha do trem que liga Santos a Juquiá está abandonada. Não há estações funcionando, passageiros, trens e, em alguns trechos, nem trilhos. Este importante meio de transporte ajudou no desenvolvimento de diversas cidades da região e também do Vale do Ribeira. 

Para ver como ela está atualmente, focando o trecho de Peruíbe mostraremos como estão as quatro estações que existiam na cidade.

Começando pela entrada da cidade, temos a estação do Taniguá, que já foi um importante ponto de parada e que hoje está a mercê do mato e do abandono total. Esta grandiosa estação está em ruínas em meio a árvores de Embaúvas. Parado em frente à ela, não é possível visualizar por onde passava o trilho, olhando para o lado de Itanhaém. 


No sentido contrário, a linha férrea foi toda roubada, restando apenas os dormentes apodrecidos pelo tempo e alguns parafusos enferrujados. 




No Prados, a plataforma de embarque e o telhado de sua cobertura ainda resistem ao tempo, mesmo todo furado. 
Esta estação nomeou por muito tempo o local como 77, por conta de ser a parada 77 do trem. 

No trecho que segue sentido ao Centro, a conservação dos trilhos melhora um pouco e destacamos a linha coberta pelo asfalto das avenidas onde há o cruzamento viário.

Quem passa desatento pela marginal da linha férrea, não percebe a plataforma de embarque na Nova Peruíbe. Ela ainda está lá, mas já sem o telhado, assentos, placas, nada! Apenas a plataforma mesmo e com uma escadaria para acessá-la. 

Perto do Postinho do Ribamar estão concentradas duas placas informativas . Uma marca a quilometragem e a outra leva o dizer “Apite PN”, sendo as únicas em todo o trecho de Peruíbe com estes informes. 

Poucos são os que observam os vestígios do passado contrastando com as novas lojas da Avenida Luciano de Bona, que antes já foi um areião. 

Chegando às proximidades da antiga “Vila”, temos a parada de trem que nomeou o bairro da Estação, importante centro comercial da cidade, que não depende da temporada de verão para sobreviver. 

O local está relativamente conservado, pois a Estação passou por uma reforma e foi entregue à população em 2011, mas o seu entorno está tomado pelo lixo e há muitas sacolas espalhadas ao longo do gramado que serviu como pátio de manobras. 

Alguns cobertores na plataforma sugerem que o local vem servindo de abrigo para moradores de rua.

Para os saudosistas e aqueles que têm a esperança de ver a linha novamente ativada, o governo estadual cogita a ideia de implantar o VLT(Veículo Leve Sobre Trilhos). 


 Alguns projetos já foram apresentados e todos eles contemplam de início, o trecho entre Santos e Praia Grande, deixando o Litoral Sul para a segunda parte. Por enquanto, só resta matar saudades do tempo em que o trem apitava e palpitava o coração daqueles que esperavam um ente querido chegar...


NOTA: Esta matéria foi publicada na quarta edição impressa, em junho, no jornal BEM-TE-VI. Logo após sua distribuição, no dia 12 de julho foi divulgada as obras de restauração da Estação Ferroviária . Hoje, o local está com menos moradores de rua  e também está aberto ao público.




Texto e Fotos: Márcio Ribeiro 
Edição: Lucas Galante

Comentários

Unknown disse…
" tempo bom não volta mais saudades " O brasil conseguiu destruir suas ferrovias, o que nos resta e sonhar com o futuro do VLT " veiculo leve sobre trilhos " isso se estaremos vivos para sonhar " VAI BRASIL "

Postagens mais visitadas deste blog

Hospital de Peruíbe ficará fechado até o fim do ano e cidade não terá mais maternidade

Prometido como um marco histórico na saúde pública de Peruíbe, o novo Hospital Municipal, entregue fisicamente à população no fim de 2024, segue fechado. O prédio, moderno e com capacidade para 68 leitos, deveria estar em funcionamento desde dezembro de 2024. No entanto, em maio de 2025, o hospital permanece sem atender a população, sem previsão oficial de abertura. O impasse central parece estar no custeio da operação. Apesar da promessa da gestão municipal de que os recursos estariam "garantidos", líderes políticos locais já admitiram que a Prefeitura não tem condições de bancar sozinha os custos do hospital.  Em janeiro de 2025, a deputada federal Rosana Valle e representantes da Prefeitura solicitaram apoio do governo estadual para custear a operação. Em março, o prefeito Felipe Bernado anunciou em vídeo que estavam sendo discutidos recursos estaduais, mas sem nenhuma definição concreta sobre a data de abertura ou o funcionamento da unidade. Em uma sessão na Câmara Munici...

Por que os tubarões atacam seres humanos?

Tubarões são, talvez, as criaturas que mais aterrorizam  as pessoas em todo o mundo. Sua temível aparência, tamanho grande e seu ambiente hostil se combinam para fazê-los parecer como os protagonistas de um pesadelo. A violência súbita de um ataque de tubarão é realmente uma experiência aterrorizante para a vítima.  Mas os tubarões são, de fato, monstros assustadores que têm preferência por carne humana? Ainda que os ataques de tubarão possam parecer cruéis e brutais, é importante lembrar que eles não são criaturas do mal que caçam humanos constantemente. Eles são animais que obedecem seus instintos, como todos os outros. Como predadores no topo da cadeira alimentar do oceano, os tubarões são projetados para caçar e comer grandes quantidades de carne. A dieta de um tubarão consiste em outras criaturas do mar, principalmente peixes, tartarugas marinhas, baleias, leões-marinhos e focas.  Os seres humanos não estão no cardápio dos tubarões.  De fato...

Viva Verão Peruíbe 2026 chega ao segundo fim de semana com grandes shows, Feira Peruíbe +Empreendedora e ação solidária

O Viva Verão Peruíbe 2026 segue movimentando a cidade e entra em seu segundo fim de semana de shows com uma programação que une música, empreendedorismo, inovação e solidariedade. Além das apresentações musicais que prometem agitar o público, o evento conta este ano com uma novidade especial: a Feira Peruíbe +Empreendedora, evento de empreendedorismo local – edição especial Viva Verão 2026, ampliando ainda mais o impacto positivo do festival na economia local. Feira Peruíbe +Empreendedora: conhecimento e oportunidades A Feira acontece integrada à programação do Viva Verão e traz palestras gratuitas voltadas a empreendedores, comerciantes, profissionais autônomos e interessados em inovação e crescimento profissional. Neste fim de semana, o público poderá acompanhar as seguintes palestras: no dia 31/01 – Como usar as redes sociais a seu favor e, no dia 01/02 – Venda mais usando Inteligência Artificial. As palestras acontecem às 18h, na Área de Eventos do Viva Verão Peruíbe, e são uma opo...

Viva Verão Peruíbe 2026 começa no dia 24 de fevereiro com programação histórica e estrutura 100% coberta

Peruíbe se prepara para viver mais uma temporada inesquecível e convida moradores, turistas e visitantes para o Viva Verão Peruíbe 2026, que acontece de 24 de janeiro a 17 de fevereiro, com uma programação histórica e grandes nomes da música brasileira. Consolidado como um dos maiores eventos do Litoral Sul, o Viva Verão Peruíbe celebra a alegria, a energia e o espírito vibrante da cidade, movimentando a economia local, fortalecendo o turismo e promovendo momentos de lazer para toda a família. Nesta edição, o festival traz um grande diferencial: a área dos shows será 100% coberta, garantindo mais conforto e segurança ao público, independentemente das condições climáticas. A estrutura foi planejada para proporcionar uma experiência completa, com qualidade, organização e tranquilidade para quem prestigiar os espetáculos. Em 2026, a expectativa é superar todas as edições anteriores, com apresentações marcantes, ambiente acolhedor e uma atmosfera que só Peruíbe é capaz de oferecer. Veja ab...

12ª Festa de Iemanjá reúne fé, cultura e ancestralidade em Peruíbe

Organizada pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra e Promoção da Igualdade Racial de Peruíbe, com apoio da Prefeitura Municipal de Peruíbe, a celebração já se consolidou como uma das maiores manifestações religiosas e culturais de matriz africana do município, reunindo mais de 7 mil pessoas nos períodos de dezembro e fevereiro, além de impulsionar significativamente o comércio local, hotéis e pousadas. A Festa de Iemanjá carrega profundo significado religioso, cultural, histórico e social para os povos de matriz africana. Iemanjá é o orixá das águas salgadas, mãe dos orixás e protetora dos lares, das famílias e dos pescadores. A praia, espaço sagrado ligado à sua força, é o cenário ideal para a celebração, respeitando a tradição do culto e fortalecendo a conexão espiritual com o orixá. Mais do que um ato de fé, a celebração mantém viva uma herança ancestral trazida pelos povos africanos escravizados, sendo também um importante símbolo de resistência cultural, valorização das religi...