Home Notícias Rio Preto: o “coração” de Peruíbe

Rio Preto: o “coração” de Peruíbe

1725
1
SHARE
Rio Preto visto do alto do Morro Itatins
O rio Preto é mais do que um comércio de peixes ou o final da praia central de Peruíbe. Grande parte de sua importância é desconhecida pelos moradores ou adormece na memória dos mais antigos.É por conta disso que resolvemos falar deste importante ponto da cidade. Peruíbe, na língua indígena, significa Rio do Tubarão. Como o rio Preto é o maior rio da cidade, foi de lá que saiu o nome de Peruíbe,que hoje é conhecida como “terra da eterna juventude”.

Pescadores vendem seus peixes no Mercado de Peixe

Quem for visitar o rio, poderá encontrar no canteiro central, no final da Avenida Beira Mar, diversas aves marinhas, como garças, socós e biguás.Comercialmente falando,diversas pessoas tiram o sustento de suas famílias deste rio: são os pescadores. Quando eles atracam na pequena marina existente no local, os frutos do mar vão direto para o mercado de peixes para ser comercializado, geralmente por suas esposas ou parentes. Este processo, sem intermediários,garante o peixe fresco e ideal para o consumo.

O rio drena praticamente toda a cidade com a sua microbacia hidrográfica e, se tratado com respeito, as enchentes poderiam ser evitadas. O manguezal é considerado o berçário do mar e várias espécies de peixes sobem rio acima para a desova, garantindo a procriação da espécie,dando condições para o sustento dos pescadores.

Lamário é visitado por pessoas de todo o Brasil

Falando em rio acima, é de suas margens que é extraída a lama negra, rica em propriedades medicinais e curativas.
Eficaz contra doenças de pele e psoríases. Diversas pessoas de todo o Brasil procuram o Lamário da cidade com a esperança de curar-se destas enfermidades. No turismo, o rio Preto é por si só, um local atraente e irresistível. Muitos praticam a pescaria ao longo de seu curso e outros simplesmente relaxam sentados próximos a sua foz sob a testemunha imponente do majestoso Itatins. É pela sua importância comercial, histórica,medicinal, turística e ecológica que o rio é o “coração” da cidade.

1 COMMENT

  1. Pobre rio preto o que era uma relevância da cidade agora sofre com um assoreamento enorme , lançamento de esgotos clandestinos, falta de cuidados próximo ao mercado de peixe, falta de um ancoradouro descente , falta de uma rampa para embarcações de menor porte enfim tudo falta " A falta administração publica também " .

LEAVE A REPLY