Home Notícias Peruíbe inaugura novo local para pacientes com hepatite C

Peruíbe inaugura novo local para pacientes com hepatite C

464
1
SHARE

Os pacientes portadores de hepatite C que moram em Peruíbe têm agora uma facilidade maior no tratamento da doença. A Prefeitura inaugurou na sede do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) o primeiro Polo de Aplicação Interfon Peguilado do litoral sul, que presta serviços a quem sofre com esse problema de saúde.

No cadastro do Município, consta que 33 habitantes são portadores da doença, sendo que 28 deles foram detectados em um mutirão de testes, realizado no começo de agosto. O número excessivo acabou surpreendendo a Prefeitura.

“Até então, nós só tínhamos cinco casos confirmados. É natural que existissem outras pessoas infectadas, mas conseguir descobrir outros 28 casos em um único mutirão nos deixou preocupados”, explica Maria do Socorro Mendonça, diretora de divisão do AME de Peruíbe.

O registro do polo foi solicitado junto ao Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-4), tendo como apoio o Grupo Esperança, que já na época do mutirão ofereceu a parceria com a Prefeitura, que realizou 2,5 mil testes gratuitos.

Tratamento facilitado 

Com a novidade, a tendência é que o tratamento aos pacientes da doença seja mais humanizado, além de facilitar o deslocamento. “Antes, a gente precisava levar de carro essas pessoas até Praia Grande ou Santos para receberem atendimento. Mas, com o aumento significativo de pacientes, isso fica inviável. Sem contar que a medicação que eles recebem dá náuseas. O ideal não é ficar viajando na estrada nessas condições”, comenta Mendonça.

No polo, serão disponibilizados testes gratuitos para detecção, bem como orientações, tratamento e a distribuição do coquetel de medicamentos, utilizado pelos pacientes.

Serão dois profissionais de saúde especializados para orientação e realização de exames. O atendimento gratuito depende de cadastro no próprio AME, e será feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Além de atender os pacientes de Peruíbe, o polo também será responsável pelo atendimento de moradores de Itariri e Pedro de Toledo, pertencentes à regional estadual de saúde de Pariquera-Açu. Um estudo de demanda desses municípios ainda está em execução.

Quem deseja realizar o teste de Hepatite pode fazê-lo no mesmo local e horário indicado. Em seguida, caso seja detectada a doença, o paciente receberá um protocolo para tratamento e aplicação dos medicamentos.

1 COMMENT

  1. Enfim o mais importante : Abertura do centro de referencia a portadores de Hepatite C que terão atendimento digno , diminuição do stress e facilidades no tratamento. Parabéns as enfermeiras envolvidas no processo , local com estrutura adequada as necessidades muito bom. Abraços ao pessoal da farmácia de auto custo onde fui bem atendido e paciência pois os portadores ficam muito frágeis com relação as medicações ao tratamento de HEPATICOS , Obrigado pela atenção .

LEAVE A REPLY